Final do maior evento de eSports multiplataforma da América Latina será realizado pela AEESB

Nos dias 22 e 23 de outubro, o maior evento de eSports multiplataforma da América Latina, promovido pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) de Montes Claros, o MEG, terá a grande final presencial no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Arena Carioca 1.  O evento é também uma realização da GTG e Player1, e distribuirá cerca de R$ 500 mil  de premiação.

“Temos o prazer de promover uma competição de alto nível como o MEG. Estamos colhendo frutos com os trabalhos já realizados na cidade de Montes Claros, região  e, agora, expandindo as nossas atividades a nível nacional.  A AEESB tem este propósito de alçar voos ainda maiores. Acredito que será um fim de semana de muito entretenimento para o público que gosta e curte este universo gamer. Convido a todos para prestigiar, seja presencialmente no Rio, ou através das plataformas digitais do evento”, disse o gestor da assoiação, Andrey Souza.

Os combates de esporte eletrônico reunirão jogadores iniciantes e atletas de alta performance de 34 países latino-americanos. O Multiplataform eSports Games foi anunciado pela Good to Game (GTG), vertical de games e eSports da V3A, em sociedade com a Player1 Gaming Group, spin-off de games e eSports do Grupo Globo.

Com uma jornada imersiva no cenário esportivo de modalidades de console, PC e dispositivos móveis, é possível acompanhar neste fim de semana universos competitivos em um só lugar. Grandes equipes e atletas convidados já marcaram presença no MEG 2022. São cerca de R$ 500 mil em premiação, com um quadro de oito modalidades: CSGO (open e feminina), Fortnite, Dota 2, eFootball Mobile, Brawl Stars, Clash Royale, Tekken 7 e Starcraft II.

Para o CEO da GTG,  Dalmo Castello Filho, o MEG foi criado para ser um símbolo do processo de consolidação do mercado gamer no país. “O MEG veio para expandir e ser o centro do cenário dos eSports na América Latina. Fazendo um paralelo com os Jogos Olímpicos e Panamericanos, o MEG terá várias modalidades no mesmo evento, reunindo os grandes astros e descobrindo novas estrelas do esporte eletrônico. Nascemos com o objetivo de gerar o sentimento de pertencimento da comunidade de cada jogo, permitindo que os fãs vivam a experiência de competir no mesmo torneio que seus ídolos.”, comenta Dalmo.

Dividido em três etapas, duas online e uma presencial, o MEG inicia com a fase Open, aberta ao público geral e segue para os playoffs. Em seguida, recebem equipes e atletas em destaque de cada modalidade, até chegar às decisões.

De acordo com  a organização, a previsão é de mais de 70h de transmissões online, em português e espanhol, nos canais do projeto (YouTube e Twitch). Já as finais presenciais do evento serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro, na Arena Carioca 1, palco dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com 8h de transmissão ao vivo na tv fechada, além dos canais oficiais.

Para fomentar o evento, a movimentação na comunicação gira em torno de ações de comunicação do torneio, com conteúdos informativos e de entretenimento em diversos formatos no Instagram, TikTok, YouTube, Discord e Twitch, tendo a participação de grandes influenciadores para potencializar as conversas com o público e o engajamento.

“Os eSports não param de evoluir no Brasil e na América Latina, e o MEG é mais um grande passo no desenvolvimento deste cenário. O torneio já nasce forte, como uma evolução do WESG Latam, ampliando games e plataformas, trazendo competições relevantes e focando na conexão direta com a comunidade, tanto nas camadas amadoras, quanto nas profissionais”, falouLeandro Valentim, CEO da Player1 Gaming Group.

Sobre a AEESB

Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais.

Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro.

Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-americanos de Vôlei, em 2017 e 2018, competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, na cidade de Montes Claros.

Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Um jogaço entre Brasil e Eslovênia.

Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.