Os eleitores mineiros elegeram, neste domingo (2), os deputados estaduais e federais para compor o novo mandato na Assembleia Legislativa, a partir de janeiro de 2023. No Norte de Minas, 7 foram reeleitos. Os outros 3 são novatos.
Confira a lista abaixo:
ESTADUAIS
Arlen Santiago (Avante): 107.236
Tadeuzinho (MDB): 96.862
Gil Pereira (PSD): 88.393
Leninha (PT): 65.864
Oscar Teixeira (PP): 34.442
Ricardo Campos (PT): 43.690 votos
FEDERAIS
Paulo Guedes (PT): 134.494 votos
Delegado Marcelo Freitas – (UNIÃO BRASIL): 82.894 votos
Patrus Ananias – PT: 87.893 votos
Célia Xakriabá – Psol: 101.154 votos
DEPUTADO ESTADUAL: A função principal do deputado estadual é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador. Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado. Entre as prerrogativas está a possibilidade de fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos.
DEPUTADO FEDERAL: A pricipal função do deputado federal é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo, bem como os atos do presidente da república e de seus ministros. Para isso, conta com o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável por avaliar a aplicação dos recursos públicos. Do mesmo modo, podem solicitar informações a órgãos do governo e aos ministros, que são obrigados a prestar explicações. São os deputados federais que aprovam o Orçamento da União, que é uma lei editada todos os anos pelo Executivo, onde são listadas as receitas e despesas do governo federal.