Dentro da programação do 36º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, será realizada a exposição “Experimentalidades Idiossincráticas”, do artista multimídia Tchello d’Barros, com curadoria de Brenda Mar(que)s Pena.
A mostra estará na Galeria de Artes Godofredo Guedes, no Centro Cultural Hermes de Paula, de 4 de outubro a 12 de novembro. A visitação será gratuita, das 7h30 às 18h45, de segunda a sexta; e das 8h30 às 17 horas, nos sábados.
“Experimentalidades Idiossincráticas” é um projeto multimídia itinerante, que apresenta as criações em Poesia Experimental do artista brasileiro multilinguagens Tchello d’Barros, um dos autores homenageados nesta edição do Psiu Poético.
A mostra apresenta uma seleção retrospectiva de trabalhos criados desde o início de sua trajetória, na década de 1990, com interações entre palavra e imagem impressas digitalmente em diversos suportes. São Poemas Visuais e Sonoros, Labirintogramas, Ideogramas Ocidentais, Alfabetos Criptográficos, Escritas Assêmicas e outras experimentações diluídas na linguagem poética. Para esta edição da exposição, a curadoria optou por um recorte de obras alinhado com o tema Ciberpoemagia, que norteia a edição deste Psiu.
“Considero os recursos da Poesia Experimental adequados para tratar de temas sempre contemporâneos (vida social, fé, amor, sexo, relações humanas, dicotomias do cotidiano etc) e de interesse geral da sociedade. Para além das questões da forma, ou do desenho, há esse instigante desafio de encontrar os limites da linguagem, essa possibilidade de dilatar os sentidos, orbitar no grau zero da mensagem e evocar o imaginário de quem vê ou lê tais criações. E continuo adotando a estratégia de levar ao público essas obras no formato de exposições físicas, presenciais, o que permite um contato maior com as pessoas, que em geral ainda conhecem pouco dessa modalidade de expressão plástica e ao mesmo tempo literária, tão praticada atualmente em todos os continentes. E essa mostra agora em Montes Claros alcança um significado mais amplo por conta de minhas parcerias com artistas montes-clarenses e participações em edições anteriores do mítico, místico e agora poemágico Psiu Poético”, destaca Tchello d’Barros.