Terminam nesta sexta-feira, 30, as campanhas nacionais de multivacinação e contra a poliomielite. Os trabalhos começaram dia 8 de agosto e seriam encerrados dia 9 deste mês, mas o Ministério da Saúde decidiu prorrogar as ações devido à baixa adesão dos grupos-alvo, constituídos por crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Até essa quarta-feira, 28/09, de uma estimativa inicial do Ministério da Saúde de que 11 milhões 572 mil 563 crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite, foram aplicadas 6 milhões 228 mil 641 doses de imunizantes. Isso corresponde a 53,82% de cobertura vacinal.
Em Minas Gerais, a estimativa do Ministério Saúde é de que a vacinação contra a poliomielite deve contemplar 1 milhão 045 mil 563 crianças com idade entre um e quatro anos. Até esta quarta-feira dados do Ministério da Saúde apontavam que haviam sido vacinadas 697 mil 059 crianças, perfazendo uma cobertura vacinal no Estado de 66,68%.
Entre 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), até esta quarta-feira de um público estimado em 64 mil 206 pessoas a serem vacinadas contra a poliomielite, compareceram às unidades de saúde 41 mil 021 crianças. Isso corresponde a uma cobertura vacinal de 63,56%.
Até o momento, onze municípios já alcançaram cobertura vacinal acima de 95%. São eles: Mato Verde (115,97%); São João da Lagoa (103,25%); Pai Pedro (102,81%); Gameleiras (101,44%); Rubelita (98,33%); Vargem Grande do Rio Pardo (97,83%); Curral de Dentro (97,45%); Salinas (95,72%); Botumirim (95,64%); Claro dos Poções (95,20%) e Francisco Sá (95,04%).Outros cinco municípios já vacinaram mais de 90% das crianças contra a poliomielite: Mamonas (94,90%): Guaraciama (94,24%); Ninheira (93,72%); Engenheiro Navarro (92,58%) e Glaucilândia (91,67%). Por outro lado, 19 municípios já alcançaram coberturas vacinais contra a poliomielite entre 70 a 89% e outras dezenove secretarias municipais de saúde já contabilizaram a vacinação de até 69% das crianças.
Até esta quarta-feira a secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros informou ao Ministério da Saúde que 10 mil 690 crianças foram imunizadas contra a poliomielite, o que representa 46,98% de cobertura vacinal.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que em virtude de nos últimos anos não ter sido realizado o censo populacional, o número de crianças a serem vacinadas em cada município é estimado pelo Ministério da Saúde. Por isso, em alguns municípios a quantidade de crianças a serem vacinadas pode variar para mais ou para menos, levando em conta vários fatores, entre eles a possibilidade de mudança de familiares para outras localidades.
Além disso, observa Agna Menezes, por causa do acúmulo de trabalho algumas secretarias municipais de saúde podem estar enfrentando dificuldades para atualizar diariamente os dados das campanhas de vacinação nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Isso acaba não possibilitando aos governos estadual e federal ter conhecimento, em tempo real, da realidade das coberturas vacinais já alcançadas. De acordo com comunicado emitido pelo Ministério da Saúde, os municípios terão prazo até 31 de outubro para a atualização dos dados de vacinação no sistema de informações do Governo federal.
ALERTA
O Ministério da Saúde ressalta que o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990, tendo recebido em 1994 certificado da Organização Pan-Americana da Saúde – (OPAS) de área livre da doença.
No entanto, alerta o Ministério da Saúde, “desde 2015 tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais para poliomielite, menores que 95% e heterogêneas, podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas e possibilitar a reintrodução do poliovírus selvagem e o surgimento de poliovírus derivado vacinal. Este cenário foi intensificado no contexto da pandemia de covid-19, tanto no que se refere às baixas coberturas vacinais quanto ao alcance dos indicadores de Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas – (VEPFA)”.
MULTIVACINAÇÃO
A Campanha Nacional de Multivacinação, que também termina nesta sexta-feira, 30, contempla crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não imunizados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Nesta campanha estão sendo atualizadas as cadernetas de vacinação dos adolescentes com os seguintes imunizantes: Pentavalente contra difteria, tétano, coqueluche; Hepatite B e bactéria haemophilus, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta; Pneumo 10; Rotavírus; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral contra o sarampo, caxumba e rubéola; Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY Conjugada e HPV contra o Papilomavírus Humano, doença sexualmente transmissível.