Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro de 2022 o lançamento da Operação Nacional Maria da Penha no 10º Batalhão da Polícia Militar em Montes Claros, Norte de Minas.
A Tenente Mônica Beatriz Zuba disse em entrevista coletiva que a operação é realizada anualmente no mês de setembro, em todos os estados da federação e tem como objetivo promover o enfrentamento a violência doméstica contra a mulher com foco no atendimento adequado as ocorrências emergenciais definindo os casos reincidentes e de maior vialidade.
“A operação tem o intuito de mobilizar a população sobre a importância de fazer a denúncia em todo e qualquer caso de violência contra a mulher que se tenha conhecimento, propiciar o acionamento dos orgãos competentes para adoção das medidas adequadas visando a quebra do ciclo da violência”, disse Mônica.
Ela disse ainda que é importante toda e qualquer pessoa pode e deve fazer a deve a denúncia em caso de violência para que os orgãos tomem providências. As mesmas podem ser feitas através do canais oficiais da Polícia Militar, ligação gratuita pelo 190, disque denúncia 181, ou 180; bem como nos postos policiais (bases comunitárias) que ficam espalhadas pela cidade.
Sobre casos na cidade a Tenente disse que, foi verificado que as pessoas estão mais conscientes da relevância desse tema, e tem buscado denunciar mais para que o ciclo de violência se quebre.
“Nós fazemos o atendimento de prevenção nos casos de violência doméstica prioritariamente através das nossas patrulhas de prevenção (PPVD), com tudo todos os casos são atendidos em sede primeira resposta por todos os policiais que são devidamente qualificados e atuam no nosso policiamento ordinário. Após a identificação deste caso, ele é selecionado por nossa equipe especializada composta por um PM masculino e outra feminina para atender a ocorrência”, explicou Mônica.