Estudantes de licenciaturas podem candidatar-se a cadastro de reserva de vagas para bolsistas do Pibid e Residência Pedagógica do IFNMG

Está aberto até o próximo domingo, dia 25, o período de inscrições do processo seletivo para cadastro de reserva de vagas para acadêmicos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) dos Campi Januária e Salinas do IFNMG.

O Pibid e o RP, promovidos com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Diretoria de Educação Básica Presencial (Capes/DEB), visam apoiar Instituições de Ensino Superior (IES) na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Os bolsistas atuarão nas escolas participantes do Pibid e RP nos respectivos municípios dos campi ofertantes das licenciaturas. Participam do edital de seleção de bolsitas, os cursos de  licenciatura em Ciências Biológicas e Física dos dois campi; Matemática do Campus Januária; Pedagogia e Química do Campus Salinas.

O Pibid e o RP serão apoiados com a concessão de bolsas, no valor de R$ 400 mensais, para os discentes selecionados dentro do número de vagas estipulado pela Capes. A duração máxima das bolsas concedidas é de 18 meses.

O acadêmicos interessados devem ler atentamente o Edital nº. 308/2022, para saber se atendem os critérios de participação e conhecer todas as regras da seleção. As inscrições, com envio dos documentos solicitados, devem ser feitas por formulários eletrônicos, disponíveis nos seguintes links:

– Pibid: https://forms.gle/PQkMTFd7rMCqxDtt9

– Residência Pedagógica: https://forms.gle/ohzV5oUyTBLpm1bN7

A divulgação do resultado preliminar da seleção acontecerá até o dia 4 de outubro  e do resultado final, até 14 de outubro. A classificação no processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao Pibid ou RP do IFNMG, cuja chamada dependerá da ordem de classificação e disponibilidade financeira da Capes.