O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou em julho/2022 o eleitorado apto a votar nas eleições gerais do próximo dia 2 de outubro.
A região da Serra Geral de Minas tem 212.715 eleitores habilitados a escolherem os seus representantes políticos que irão defender os interesses do Brasil e dos estados e, sobretudo, das pessoas em suas comunidades.
Com exceção do município de Verdelândia, que sofreu redução de 55 eleitores em seu colégio eleitoral, os outros quatorze municípios da Serra Geral ganharam novos eleitores. Janaúba tem 1.512 eleitores a mais que a última eleição, em 2020. Contudo, proporcionalmente, o município de Jaíba foi o que mais teve aumento no número de eleitores – 4,2%, seguido de Espinosa, 2,9% e Janaúba com 2,8%. O número de eleitores nos quinze municípios saltou de 207.445 para 212.715 do ano de 2020 para 2022 (veja quadro).
A conta de viabilidade de eleição dos candidatos, antes, analisada apenas pelos postulantes aos cargos eletivos e por suas assessorias, agora os eleitores também fazem projeção de viabilidade de eleição de seus pretensos representantes.
E, a conclusão é simples: sim, é perfeitamente possível sair candidato eleito de Janaúba e região, os números enfatizam com muita razão essa possibilidade. Numa projeção, de votos válidos, levando em conta a última eleição, devem ser apurados 170.797 votos válidos na região da Serra Geral (veja tabela).
Número suficiente para eleger mais de dois candidatos a deputado federal e, ao menos, três deputados estaduais. Uma vez que, pela projeção, a linha de corte prevista em lei deve ser de aproximadamente de 26.500 votos, para deputado estadual, isto é: com essa votação o candidato fica habilitado a concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas, isso, claro, depende do partido político ou da federação em que o candidato seja membro. Neste caso, vale muito a estratégia do candidato na hora de se abrigar em uma sigla.
Ao cargo de deputado federal, a linha de corte – o famoso quociente eleitoral -método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras, pelas perspectivas, deve ser de aproximadamente 38 mil votos, em Minas Gerais.
A probabilidade de eleição de cada candidato aumenta de acordo com a sua capacidade de mostrar soluções para os diversos problemas vivenciados pela população no dia-a-dia.
A sua base eleitoral e apoio recebido na região também é outro diferencial e aumenta, exatamente pela envergadura do candidato.
Dentre outras questões, enumeramos uma das mais importantes: o apoio direto de um governador ou de um presidente, sobretudo quando bem avaliado, traz confiança e aumenta substancialmente a possibilidade de expansão da base eleitoral pela região, pois aumenta a expectativa de o eleitorado ter a sua demanda atendida, naturalmente pelo bom trânsito de seu candidato com o governo do Estado ou da União.
Existe ainda uma particularidade, o candidato que buscar outras bases em região congêneres, amplia a sua possibilidade de vitória, por exemplo, a região do Alto Rio Pardo tem aproximadamente 157 mil eleitores.