O prefeito Humberto Souto assinou na manhã dessa quinta-feira, 8, a ordem de serviço autorizando a construção de uma Unidade de Castração Animal no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade de lançamento da obra foi realizada na sede do CCZ, e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores e servidores.
Durante seu pronunciamento, Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, destacou que a Administração Municipal tem, nos últimos anos, “estruturado o CCZ para oferecer um ambiente mais agradável para os servidores, mas sobretudo uma boa estrutura para a população trazer os animais para receber diversos serviços. Cuidar dos animais também é saúde pública!”.
“Com a implantação do centro de castração animal, disponibilizaremos o castramóvel para bairros mais distantes, e também para diversas comunidades na zona rural. E a construção mostra que estamos preocupados em oferecer também um ambiente propício para que os servidores possam desenvolver um trabalho com mais dignidade. Por determinação do prefeito Humberto Souto, fizemos diversas mudanças para também oferecer uma melhor estrutura para receber os moradores com os animais”, afirmou Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Soter Magno, frisou que “a construção do centro de castração animal é a realização de um sonho de todos que trabalham pela proteção animal no Município”.
Geraldo Assis, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, afirmou que “essa obra é um anseio antigo da população e também dos servidores, para prestar um serviço de qualidade. A implantação do centro de castração animal solidifica e melhorar o setor, para atender mais pessoas que queiram esterilizar os animais”.
O valor do investimento será de cerca de R$ 934 mil, e a empresa vencedora da licitação terá o prazo de 9 meses para a conclusão das obras. Quando concluído, o Centro Municipal de Castração, na sede do CCZ, permitirá a realização de cirurgias em local apropriado e conforme os padrões sanitários adequados, assim como possibilitará a ampliação do número de operações.