Após dois anos sem acontecer, retornou nesta quarta-feira 7 de setembro o desfile cívico militar as ruas de Montes Claros, Norte de Minas. A Av. Sanitária estava “lotada” e todos os olhos estavam atentos a cada pelotão que ali passava; desfilaram autoridades públicas, entidades, escolas, entre outros. O evento retorna justamente na data em que é comemorado o bicentenário da independência do brasil, a data tem motivado comemorações diversas pelo país e convida os brasileiros à reflexão sobre o desenvolvimento da nação. Por um lado, o momento é de exaltar conquistas e avanços alcançados ao longo desses dois séculos.
A dentista Núbia Brandão Coimbra esteve no desfile e disse que muito além da tradição, 7 de setembro é uma data cívica e juntamente com a sua família prestigiar e uma das suas filhas estava desfilando.
” Promover isso no coração das crianças, lembrar da pátria, do país, da coragem e defender aquilo que é do Brasil, o povo brasileiro, o trabalho, o suor, muito mais que manter uma tradição; formar a questão cívica na criança na família e no povo”, destacou ela.
Ela elogiou também o desfile, disse que tudo estava lindo e que muitas entidades oficiais e civis desfilando por interesse próprio e com isso a população está engajada, querendo estar junto e viver junto.
Bandeiras do Brasil, muitas cores, ao som dos tambores das fanfarras, percorreram do estacionamento da prefeitura antiga, até a praça Robson Costa. Durante o caminho, quem desfilava era ovacionado por uma multidão, a mesma de olhos atentos para não perder nenhum detalhe e aproveitar para matar a saudade.
O ator e poeta Aroldo Pereira levou seu neto para prestigiar as apresentações, ele também conversou com a nossa equipe e disse que a data é de extrema importância não só para Montes Claros, mas para o país inteiro; essa relação cívica é importante que as pessoas sempre esteja cuidando dos bens e dos símbolos da nossa pátria.
“Somos um país de cidadãos, na maioria operários, indíos, nesta luta uma parcela enorme de mulheres extremamente responsáveis por levar este país no colo com responsabilidade social e mais do que nunca devemos ressaltar este compromisso social que cada cidadã e cidadão tem com o seu território brasilis”, disse ele.
A Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro do bairro Independência esteve presente com todos seus alunos no desfile deste ano. A pequena Ana Luiza tem apenas 10 anos e para ela é uma grande emoção ter feito parte de um evento onde se comemora uma data tão importante.
Já para a sua mãe, Joelma Monção Moura de 37 anos; é emocionante estar participando de um evento tão importante como o de hoje, que tem tanto peso e importância na vida dos brasileiros.
“Nós temos que manter viva a cultura, independente de acontecimentos e também incentivar as nossas crianças e adolescentes a manter tudo vivo e a educação como um todo”, ressaltou Joelma.
Galeria de Fotos