A tecnologia chegou e se fixou em todas as áreas do nosso cotidiano, e com a produção rural não poderia ser diferente. Um exemplo é com a utilização de drones nas fazendas, auxiliando em diversas atividades, reduzindo custos e gerando maior qualidade nos serviços executados. Foi pensando nessas possibilidades, que o Sistema Faemg, através da Fundação Credinor, realizou pela primeira vez o curso de Drone (Asa Rotativa) – Operações Básicas em Coração de Jesus.
Foram formadas duas turmas para a capacitação, que envolveu aplicação de conhecimentos iniciais, operacionalização, segurança do equipamento, legislação, técnicas de pilotagem, entre outros temas. Rosemar Pereira Alves foi uma das alunas. Filha de produtores rurais, conviveu a vida toda na propriedade da família, dedicada à agricultura familiar, com trato de aves, suínos e bovinos, além do plantio de horta e milho. Na opinião dela, que está concluindo o curso de agronomia e já de olho no mercado de trabalho, a tecnologia é indispensável na atividade rural.
“O drone tem sua utilidade como uma forma de reduzir gastos, de otimizar o trabalho. Temos, por exemplo, a opção de leitura dos níveis de nutrição da planta e solo; podemos ver se existe alguma doença; realizar a pulverização localizada, o que reduz o gasto de insumos, entre outros. Fiz o curso já pensando em, futuramente, adquirir meu equipamento”, destacou a estudante.
Para Dario Colares, presidente da Fundação Credinor, entidade cooperada que levou o curso até Coração de Jesus, a realização do treinamento cumpre o papel da instituição em levar tecnologia e novos conhecimentos ao campo.
“Já está mais que comprovada a importância da tecnologia no dia a dia e nos diversos processos de produção. Com a produção rural não seria diferente. A tecnologia no campo, atrelada aos novos conhecimentos, possibilita produzirmos com mais qualidade, faz com que o produtor rural possa ser mais assertivo na sua lida diária. E o uso dos drones é um ótimo exemplo de como essa tecnologia ajuda e faz com que a produção rural se aprimore cada vez mais. E esse é o objetivo da Fundação Credinor, através dessa parceria com o Sistema Faemg, capacitando cada vez mais a mão de obra rural, tornando processos de trabalho mais eficazes e tecnológicos para o homem do campo”.
Em alta
O curso de drones é um dos mais demandados. Somente neste ano, foram ministradas 13 capacitações, somente contando este módulo básico, pelo Escritório Regional de Montes Claros do Sistema Faemg. Em todo o estado, já são mais de 180 cursos. Com o curso, o produtor consegue entender melhor o uso dessa importante ferramenta de trabalho, que pode atuar com medição de área, curva de nível, captura de imagens, localização de focos de incêndio, mapeamento da propriedade, aplicação de insumos ou adubação, cruzamento com análise de solo, entre outras questões.
Produtor rural da cadeia da bovinocultura de corte, Renato Alencar Dias fez dos drones um aliado diário na rotina da fazenda, que fica no município de São João da Lagoa. Com uma vida inteira dedicada à produção rural, ele também foi capacitado pelo Sistema Faemg para operacionalizar a nova tecnologia na sua propriedade, composta por cerca de 200 hectares. Os resultados já são comprovados de diversas formas.
“É uma tecnologia extremamente útil para todas as atividades que realizo. Consigo fazer o monitoramento da fazenda, diagnósticos e até no manejo do rebanho, porque antes eu tinha que pegar o cavalo e rodar toda a propriedade para olhar os animais. Agora, reduzo o tempo e custo de trabalho, conseguindo acompanhar tudo com mais facilidade. Além disso, possa efetuar correções em tempo mais rápido. Eu indico este treinamento, não só para o proprietário, mas também os funcionários que ajudam na fazenda”, afirmou o produtor rural.