Setembro Amarelo: Montes Claros terá atividades no mês de prevenção ao suicídio

Foto: Prefeitura de Montes Claros/Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, que é considerado um problema de saúde pública, com sua ocorrência aumentando muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A prevenção é o melhor caminho para combater os pensamentos e comportamentos suicidas. Por isso, neste Setembro Amarelo, mês da campanha internacional de combate ao suicídio e valorização da vida, precisamos alertar a população para falar abertamente sobre este tema, que continua, lamentavelmente, sendo um tabu e motivo de vergonha”, alertou a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta.

Segundo ela, durante todo este mês de setembro, várias atividades acontecerão na cidade, principalmente nos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Município, com oficinas terapêuticas e rodas de conversa.

Sinais

No Setembro Amarelo, é preciso reafirmar que a depressão é um dos fatores que leva as pessoas, independentes da idade, como adolescentes e adultos, a cometerem ou tentarem suicídio. Publicado na revista científica Crisis, um estudo observou que “a maioria (98%) [dos tentantes de suicídio] tinha diagnóstico de pelo menos um transtorno mental”. Entre estes problemas, estava a depressão. Diante desse risco, Cristiane Britto, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, destaca seis sinais que podem anteceder este ato extremo.

“Aqueles que estão em depressão querem acolhimento, precisam ser ouvidos. Não ignore sinais, principalmente de crianças e aqueles que estão na adolescência”, afirma Cristiane.

Entre os principais sinais que chamam a atenção antes de um caso ou uma tentativa de suicídio, a ministra destaca: isolamento; mudanças na alimentação e no sono; automutilação, como cortes; autodepreciação; interrupção de planos; abandono de estudo e emprego.

Para a prevenção do suicídio, estas mudanças devem ser observadas pela família, amigos, colegas de trabalho e, quando são menores de idade, pelos professores e funcionários da escola.
Ajuda

“A gente sempre orienta que [pessoas com depressão ou que demostrem sinais de risco para o suicídio] procurem os Centros de Atenção Psicossocial [Caps], os Cras [Centro de Referência da Assistência Social], um hospital. Se houver qualquer sinal de que a pessoa tentou o suicídio, chame o Samu, chame o Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros tem sido nosso grande parceiro”, orienta a ministra.

Vale destacar que, para acionar o Samu, a pessoa deve discar 192. Agora, para chamar o Corpo de Bombeiros, o telefone é 193. Há, ainda, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção ao suicídio. O telefone do CVV é 188.
(Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de Montes Claros).

Webterra Podcast

No dia 26 de julho de 2022, foi publicado no Webterra Podcast um bate-papo com o psicólogo Alan Dutra, onde ele explicou o que é depressão, lembrou que o número de casos da doença aumentou durante a pandemia do coronavírus e alertou também sobre o uso excessivo das redes sociais que é um fator contribuinte para a doença.

Relembre a conversa clicando AQUI
https://www.youtube.com/watch?v=fDuiZ5iIWvw&feature=youtu.be