O Dia do Nutricionista é celebrado nesta quarta-feira (31). Esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.
A escolha do dia 31 de agosto para comemorar a efeméride se deu por conta da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista (FEBRAN) e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
De caráter técnico, científico, cultural e social, a base de atuação da ASBRAN envolve nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição, contando atualmente com uma rede de nove entidades estaduais filiadas.
“Mesmo tendo a Asbran iniciado a luta pelo reconhecimento da categoria em meados dos anos 1950, a Lei 5.276, que regulamenta a profissão, só foi sancionada em 1967. A partir da mobilização da ASBRAN, também nasceram os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, em 1976 e, em 1980, o diploma de nutricionista foi regulamentado”, informa o site da Associação.
A ASBRAN colabora com o poder público e universidades no sentido de aprimorar a qualidade do ensino de Nutrição e a cada dois anos realiza o Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran).
“Desenvolve projetos, pesquisas e também funciona como canal de denúncia de fatos que se traduzam em prejuízo ao processo de alimentação e nutrição da população brasileira”, ressalta a ASBRAN.
Montes Claros
Em Montes Claros, várias faculdades oferecem o curso de Nutrição. Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de bacharel em uma instituição reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
Foi a profissão que Ismael Felipe, natural de Januária, decidiu abraçar. “Sempre quis ser nutricionista, pois é uma profissão que envolve saúde e qualidade de vida, prevenindo doenças e ajudando a obter o melhor funcionamento do organismo”, relata o jovem, que também é boleiro.
“Utilizo todo o aprendizado que obti na minha formação na confecção dos meus produtos que, além de serem deliciosos, são super saudáveis”, destaca Ismael.
O mercado de trabalho para Nutrição apresenta um grande campo de atuação. Além de abrir seu próprio consultório, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados, na indústria alimentícia, em clínicas e hospitais. O Hospital Aroldo Tourinho, por exemplo, é uma das instituições do município que oferece esse serviço. Mais informações sobre podem ser obtidas no telefone (38) 2101-4040.
O Webterra deseja um feliz dia do nutricionista a todos os profissionais da área.