Atleta de Montes Claros se classifica para a Maratona de Boston 2023

A maratonista montes-clarense, Isabela Mendes, de 28 anos, representará a cidade norte-mineira em Boston, nos Estados Unidos, em 2023. A conquista da vaga aconteceu na 11ª edição da Meia e Maratona Internacional de Florianópolis​, em Santa Catarina, no último fim de semana. Diante de mais de 14 mil atletas, muito frio, ventos fortes e chuvas, Isa superou dificuldades e garantiu o índice necessário para se classificar e disputar a competição na terra do Tio Sam.

Isabela completou os 42.195 quilômetros em 3h e 18 minutos, ficando com a terceira colocação da categoria em que disputou, a faixa etária de 25 a 29 anos,  além de terminar com o 11º lugar na classificação geral entre atletas de elite e amadores. No páreo, estiveram corredores de todos os estados brasileiros e de quase 20 países, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, EUA,  Japão, França e Portugal, que buscavam o melhor resultado.

Na idade que participou, ela precisava terminar a prova em tempo abaixo de três horas e trinta, e conquistou com sobra. “Para uma atleta amadora, foi um resultado excelente porque é muito difícil conseguir tanto o feito de completar os 42 como conseguir uma colocação dessa”, comemorou.

Conhecida como a corredora mais rápida do Norte de Minas, a maratonista conta como deu os primeiros passos e quando ocorreu o despertar para a modalidade. “Comecei a correr sete anos atrás ao me preparar para uma prova de um concurso. Fiz algumas provas curtas aqui em Montes Claros mesmo, de 5km, e não parei. Em 2018, fiz minha primeira maratona. De lá para cá, me interessei pelas longas distâncias, as provas de 21 e 42km”, contou.

Na capital catarinense, teve que passar por alguns desafios além do percurso. Isso porque a temperatura não era das mais agradáveis, diferente do sol forte do Norte de Minas, sendo a primeira vez da atleta disputando em condições advsersas. “Fim de semana em Florianópolis foi fantástico. A prova foi muito dura porque fazia muito frio, tinha muito vento e as condições climáticas não ajudaram. Graças a Deus eu consegui obter o êxito. Eu fui para lá buscar e consegui o índice para a maratona de Boston”, detalhou a montes-clarense.

Ainda segundo Mendes, antes da pandemia, ela já se destacava em algumas provas, garantindo lugar nos pódios. Após a pandemia, em todas as competições que disputou, ganhou. Em Boston, portanto, no dia 17 de abril de 2023, ela irá encarar mais 42,195 quilômetros contra os maiores maratonistas do mundo. Para confirmar de vez a ida, ela vai em busca de patrocínio e apoiadores, pois precisará tirar o visto, pagar a inscrição, bem como arcar com hospedagem e passagem.

EM FLORIPA

A Maratona Internacional de Floripa em 2022, com largada na Praça Portugal, teve percurso quase todo plano e ao nível do mar. Em 2019, foi considerada a prova mais rápida do Brasil, pela revista Contra Relógio. Além dos 42km, houve distâncias da meia 21km e as corridas de 10km e 5km.
A competição voltou a ser realizada após três anos parada em decorrência da pandemia de Covid-19. O evento, contudo, foi realizado entre sábado e domingo do último fim de semana, com 14 mil corredores de três percursos em busca de índice para a Maratona de Boston, nos EUA. Foram mais de cinco mil deles nos 42, seis mil nos 21 e três mil nos 10.

Aos três primeiros colocados nas categorias masculina e feminina, foram distribuídos troféus, além de  premiação em dinheiro, válida somente para os inscritos na distância/modalidade maratona.

CURIOSIDADES BOSTON MARATHON

A Boston Marathon 2023, portanto, contará com aproximadamente 35 mil participantes. Ela foi criada em 1897 e é realizada até os dias atuais sem interrupções mesmo diante de duas guerras mundiais. É considerada a mais antiga do mundo, sendo a única prova promovida antes dos Jogos Olímpicos de Atenas, ainda em 1896. Vale lembrar que foi a primeira a aceitar mulheres.
É realizada no Dia do Patriota, na terceira segunda-feira do mês de abril,  quando é comerado o feriado nacional nos Estados Unidos. Por lá, o clima é severo, frio e dificuldade do percurso, tendo o maior desnível.
Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.