A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, está promovendo a Semana Municipal de Controle e Combate às Leishmanioses. As ações começaram ontem, dia 22, com uma palestra educativa no Posto de Saúde do bairro Sagrada Família, além de uma exposição no Posto de Saúde do Delfino Magalhães.
Nesta terça, 23, tivemos uma passeata na parte da manhã, no bairro Independência, com a participação dos alunos e servidores da Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro.
Amanhã, 24, teremos panfletagem às margens da Lagoa do Interlagos, entre 8 e 13 horas. No mesmo dia, o Posto de Saúde do bairro Carmelo receberá uma palestra educativa.
Na quinta, 25, serão realizadas visitas educativas no entorno da praça do bairro Jardim Alvorada, o dia inteiro.
Na sexta, 26, teremos a culminância da semana, com estande e panfletagem na Praça Doutor Carlos, durante todo o dia.
Confira a programação completa em anexo.
DOENÇA – A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários do gênero Leishmania, transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos flebotomíneos. Considerada uma antroponose, atinge animais e, eventualmente, o homem. Entre os sintomas estão a febre irregular e prolongada, a anemia, a palidez da pele e/ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso e inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. A doença, que também é conhecida como calazar, pode ser evitada com cuidados simples, principalmente mantendo limpos e livres de entulhos os ambientes que abrigam cães.