Na madrugada desse sábado, 21 de Agosto, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atendimento de ocorrência de salvamento envolvendo vítimas presa às ferragens. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local, a guarnição verificou que se tratava de um veículo de passeio que ao transitar pela Avenida Vicente Guimarães, próximo à Praça dos Jatobás, veio a cair dentro do córrego ali existente, a aproximadamente 5 metros de profundidade em relação à pista de rolamento.
Segundo os bombeiros, as guarnições equipadas com os EPI’s específicos, rapidamente isolaram o local, tornando a cena segura e iniciaram a montagem de uma rota com utilização de técnicas de salvamento em altura para acessarem o veículo com a segurança devida, bem como os pacientes.
O condutor já estava fora do veículo, porém, não conseguiu sair por meios próprios do leito do rio. Na oportunidade, foi informado à guarnição BM que no interior do veículo ainda havia uma ocupante do sexo feminino. Durante a avaliação BM foi constatado que a paciente não estava presa às ferragens, e sim retida no interior do veículo que permaneceu tombado após a queda.
Utilizando técnicas apropriadas de salvamento veicular, a guarnição retirou a porta do veículo, acessou a paciente prestando-lhe os primeiros socorros necessários. Posteriormente, após imobilizá-las em pranchas longas e em maca tipo envelope, rapidamente as vítimas foram içadas através de um sistema de redução de forças e utilizando uma escada como trilho até a pista de rolamento, onde a Unidade de Suporte Avançado do SAMU assumiu os cuidados sobre os pacientes.
Ressalta-se que técnicas utilizadas pelas equipes proporcionaram maior segurança aos pacientes, evitando o agravamento das lesões.