Varíola dos Macacos: primeiro caso é identificado em Janaúba-MG; Norte de Minas

Foi confirmado nesta segunda-feira o primeiro caso de Varíola dos Macacos no Norte de Minas, na cidade de Janaúba. Segundo informações do Painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) este é o único caso registrado até o momento em toda a região macronorte de saúde – composta por 86 municípios – Os dados são referentes ao início da tarde desta terça-feira (2).

No estado, 314 casos foram notificados, sendo que 74 são considerados confirmados, 18 aparecem como prováveis, 112 são suspeitos e 110 já foram descartados.

De acordo com a  assessoria de comunicação da Prefeitura de Janaúba, trata-se de um paciente que esteve em São Paulo e que também passou por um procedimento médico em Montes Claros.

“Ao apresentar sintomas semelhantes aos da Covid-19, o paciente foi ao Centro Sentinela, em Janaúba, e fez o teste que deu negativo para a Covid. No entanto, ele apresentou outros sintomas e, novamente, submetido a avaliação médica. A equipe fez hipótese diagnóstica de Monkeypox, resultado positivo.”

Segundo o município desde que foi atendido, há duas semanas, o paciente está em isolamento. A confirmação da doença foi feita por exame laboratorial.

A Prefeitura está realizando um bloqueio epidemiológico, com o objetivo de  identificar os contatos que o paciente teve até ser colocado em quarentena.

O homem, tem idade entre 30 e 39 anos, e não precisou de ser hospitalizado.

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde informou ao Portal Webterra que as informações serão atualizadas ao longo desta tarde.