Nessa segunda-feira, em Belo Horizonte, uma mulher foi vítima de uma tentativa de golpe pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, no qual, os criminosos se passavam por integrantes do Comando Vermelho, organização criminosa do Rio de Janeiro, e tentaram extorquir dinheiro da vítima.
Eles ameaçaram a família da mulher e ainda acusaram-na de estar realizando denúncias em relação ao tráfico de drogas e, por isso, perderam quase R$ 80 mil. A vítima afirmou que não tinha realizado nenhuma denúncia e acredita que os criminosos conseguiram seu número na internet, pois ela divulga o seu estabelecimento.
Assim que recebeu as ameaças, ela procurou amigos e familiares que afirmaram que isso se tratava de um golpe e que estaria acontecendo com outras pessoas. A Polícia Civil informou que “há registros envolvendo um golpe via aplicativo de mensagens e esclarece que, em regra, trata-se de crime de estelionato, cuja ação penal é pública condicionada à representação da vítima, conforme previsão legal, para instauração de procedimento investigativo.
Além disso, a Polícia Civil orienta que as vítimas compareçam em uma delegacia mais próxima para a devida representação e apresentem as provas que poderão contribuir com a investigação, identificação e localização dos suspeitos”.
[Texto com informação de O Tempo]