Começa o Senso 2022 com novidades para esse ano; saiba!

Nessa segunda-feira (01/08), começou o Censo 2022 que segue até o final de Outubro. A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem dois tipos de questionários: o básico, que demora cerca de 5 minutos para ser respondido, e o ampliado, com perguntas mais detalhadas, que leva 18 minutos para ser concluído.

Nem todas as pessoas respondem a versão ampliada do questionário, esses entrevistados são escolhidos aleatoriamente através do sistema do IBGE utilizado pelos recenseadores. A maioria da população responde a versão básica da pesquisa, mas todos os questionários do Censo 2022 estão disponíveis através do link: Censo Demográfico 2022.

Uma novidade deste ano é um questionário específico para lideranças de comunidades indígenas, que repassarão informações como a presença de escola ou posto de saúde na comunidade, práticas de caça e que tipos de transporte os moradores utilizam para chegar a centros urbanos. Além disso, o Censo também terá perguntas sobre as comunidades quilombolas.

Além dos questionários, os recenseadores recolhem dados para o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), com georreferenciamento de todos os domicílios e estabelecimentos comerciais do país.

Os recenseadores irão aos domicílios da população, mas apenas um morador precisa participar da pesquisa, a preferência é que os entrevistados sejam maiores de 16 anos, porém adolescentes a partir de 12 anos podem responder a pesquisa, se o recenseador avaliar que a pessoa tem condições de responder todo o questionário.

Os recenseadores que não encontrarem moradores no local precisam realizar pelo menos mais três tentativas, uma delas em um turno diferente das demais. Os profissionais podem abordar os domicílios a qualquer momento do dia e inclusive aos finais de semana.

Para reconhecer um recenseador do IBGE, a população pode ficar atenta às características como as roupas e os equipamentos usados como: colete e boné azul-marinho que têm a sigla do IBGE e “Censo 2020”.

O ano grafado corresponde à previsão inicial para que a pesquisa fosse realizada. Haverá ainda um crachá com identificação do profissional, com nome completo, número da matrícula no instituto, número da carteira de identidade ou CPF e um QR code. Basta escanear com o celular o código ou buscar os dados dele no portal do IBGE. Informações também podem ser conferidas pelo telefone 0800-721-8181.