A Prefeitura de Montes Claros está realizando o credenciamento de casas de apoio que prestem serviço às pessoas que vivem com HIV/Aids, para atendimento da população da Macrorregião Norte. O credenciamento possibilitará o repasse financeiro às casas de apoio mantidas por organizações não governamentais e outras entidades da sociedade civil sem fins lucrativos localizadas em Montes Claros.
A iniciativa atende à demanda do Centro de Referência Técnica em Doenças Infecciosas da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, e as entidades interessadas devem se credenciar no dia 5 de agosto, às 15 horas, na sala de Licitações no prédio-sede da Prefeitura, no centro da cidade.
Entre as exigências para a participação das entidades no processo de seleção estão: possuir imóvel com, no mínimo, 16 leitos divididos entre ala feminina e masculina; ter ambientes físicos em condições adequadas de higiene e instalações com grau de salubridade e segurança que não coloquem em risco os usuários; e possuir funcionários próprios e/ou voluntários em período integral em quantidade e qualificação necessárias.
As instituições também devem ter equipes formadas por 1 assistente social, 1 assistente administrativo e 1 auxiliar de serviços gerais (todos com expediente de 40 horas semanais), além de articular-se com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em respeito às diretrizes estabelecidas pelos gestores locais.