O mês de agosto começa na próxima semana, trazendo com ele as tão aguardadas Festas de Agosto, que são as manifestações culturais com as quais os montes-clarenses mais se identificam. Assim, nessa quinta-feira, 28, foi realizada uma reunião, na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna, para o planejamento da 181ª edição das Festas de Agosto, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de agosto, juntamente com o 42ª Festival Folclórico.O tenente coronel Luciano, da Polícia Militar, que se prontificou em oferecer o local para a reunião, mostrou satisfação com a grande presença das instituições de apoio e fiscalização do Município. O militar ressaltou que estará tudo pronto para que montes-clarenses e turistas possam curtir as festividades com segurança e conforto.
O secretário de Cultura da Prefeitura, João Rodrigues, fez questão de destacar que as Festas de Agosto e o Festival Folclórico são dois eventos distintos, apesar de grande parte da população não ter consciência disso. “As Festas de Agosto são a maior manifestação de nossa cultura”, contou, acrescentando que o evento é a expressão da fé e da religiosidade da comunidade, sendo repleto de simbologia em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e ao Divino Espírito Santo. Já o Festival Folclórico acontece na Praça da Matriz, com apresentações musicais e barracas de comidas típicas.
Presente à reunião, o presidente da Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos, Júnior Pimenta Santos, o Mestre Zanza Júnior, lembrou que será o primeiro ano sem a participação dos “mestres antigos” (Nenzinho, Joaquim Poló, Expedito, Toni Cachoeira, Miguel e Zanza), que faleceram nos últimos 15 anos. Mestre Zanza Júnior ainda disse que o legado das Festas de Agosto é da população de Montes Claros. “É de cada um de vocês!”
Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Cultura, Defesa Social, Planejamento e Gestão e Serviços Urbanos, Guarda Municipal, Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), além da Assessoria de Comunicação do Município e da Vigilância Sanitária. Também participaram as polícias Militar e Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar, entre outras entidades.