A partir da próxima terça-feira (26), os interessados em participar do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica já poderão fazer as inscrições, a partir das 10h. São 225 vagas que contemplam diversas posições, e os candidatos devem ter entre 17 e 25 anos, além do ensino médio concluído.
Ao todo, 20% das oportunidades são reservadas aos candidatos negros. O processo começa com um exame de admissão, que terá provas escritas aplicadas no dia 6 de novembro em diversas cidades do país, incluindo Belo Horizonte.
O concurso
As provas escritas do concurso da Aeronáutica terão questões de múltipla escolha das disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física.
Depois, os aprovados são convocados para fases como inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de condicionamento físico, procedimento de identificação para os candidatos negros e validação documental.
Confira a distribuição das vagas:
- comunicações (20);
- controle de tráfego aéreo (96)
- não-eronavegantes:
- eletricidade e instrumentos (20)
- estrutura e pintura (12)
- meteorologia (20)
- suprimento (23)
- informações aeronáuticas (12)
- eletromecânica (12)
- guarda e segurança (10)
Ao todo, o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica tem duração de dois anos. Os alunos residem no alojamento do corpo de alunos na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá, São Paulo, e são considerados militares da ativa.
De acordo com o documento de instruções específicas do concurso, além do alojamento, os alunos têm alimentação, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.
Condições
Os candidatos, que podem ser homens ou mulheres, devem ter entre 17 e 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2023, ano em que a matrícula será feita. Os menores de 18 anos devem apresentar autorização do responsável legal.
No caso das mulheres, o edital prevê que a candidata não pode estar grávida desde a inspeção de saúde do exame de admissão até a data prevista para a matrícula no curso. Os alunos também não podem ser casados, constituir união estável, nem ter filhos ou dependentes.
Confira algumas das outras condições para inscrição no concurso da Aeronáutica:
- não ter sido desincorporado, expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o serviço militar;
- não estar cumprindo pena por crime comum, militar ou eleitoral, nem estar submetido à medida de segurança;
- não ser detentor de Certificado de Isenção do Serviço Militar, motivado por incapacidade física e/ou mental;
- não estar respondendo a processo criminal na Justiça Militar ou Comum;
Inscrições
Os interessados podem se candidatar neste link, a partir das 10h do dia 26 de julho, e até 15h do dia 19 de agosto, no horário de Brasília. Todos devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80, até 23h59 do dia 29 de agosto.
As provas escritas serão aplicadas nas seguintes cidades:
- Belém (Pará)
- Alcântara e São Luís (Maranhão)
- Recife (Pernambuco)
- Natal (Rio Grande do Norte)
- Rio de Janeiro
- Lagoa Santa e Belo Horizonte (Minas Gerais)
- São Paulo e São José dos Campos (São Paulo)
- Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
- Canoas e Santa Maria (Rio Grande do Sul)
- Curitiba (Paraná)
- Brasília (Distrito Federal)
- Manaus (Amazonas)
- Porto Velho (Rondônia)
- Boa Vista (Roraima).
[Com informações de BHZ]