As ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura, sobretudo as parcerias com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) no Parque Estadual da Lapa Grande “Paulo Ribeiro”, foram destaque em um seminário sobre aspectos geográficos e necessidade de conservação daquele espaço, realizado pelos acadêmicos do 1º período do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O seminário aconteceu na manhã dessa quarta-feira (20), no prédio 2 da instituição, em um evento bastante prestigiado.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Soter Magno, participou como palestrante. Mostrou que a conservação e a revitalização do Meio Ambiente são prioridades da Administração do prefeito Humberto Souto, “que recebeu a cidade com quatro parques, criou oito, e está com mais três a caminho”. O secretário citou a importância do debate e incitou os acadêmicos: “não adianta esta discussão se não começarmos a preservar e revitalizar o Meio Ambiente, a partir de nossas próprias casas!”. O objetivo foi estimular os universitários a contribuir com a Prefeitura na viabilização de melhor qualidade de vida para todos.
Soter Magno apresentou um breve histórico do Parque da Lapa Grande. “Surgiu em 2006, com 7.500 hectares. Foi ampliado para mais de 15 mil hectares. Nossa luta é para ampliar esta área, desapropriando mais fazendas do entorno, dada a biodiversidade da fauna e da flora”, lembrou, ao frisar que a Prefeitura tem alertado as comunidades do entorno sobre a importância de ações preventivas contra queimadas e incêndios florestais, sejam acidentais ou criminosos.
A coordenadora Márcia Versiane Gusmão disse que a palestra enriqueceu o seminário e foi uma aula para todos, devido à divulgação das ações que o Município vem realizando nas suas unidades de conservação. O professor Cássio Alexandre Silva também enalteceu a palestra: “sem dúvida foi um momento de aprendizado, dada a riqueza de detalhes e informações de grande importância”.