Integrantes do Projeto Rondon visitam Montes Claros em prol do meio ambiente; saiba mais

Integrantes do Projeto Rondon estão em Montes Claros a fim de dinamizar o Programa Recicla aos Montes, em uma parceria com a Prefeitura e o Ministério Público (MP). Os coordenadores e universitários vão conhecer os cinco galpões de reciclagem atualmente em funcionamento na cidade e que geram emprego e renda para centenas de catadores de materiais recicláveis.

Nessa terça-feira (19), coordenadores e universitários estiveram reunidos com o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos (SSU), Guilherme Guimarães, no prédio I da Prefeitura, na avenida Cula Mangabeira. Trocaram ideias e conheceram as ações do Programa.

Foto: Fábio Marçal/Divulgação.

Os integrantes do Projeto Rondon vão permanecer em Montes Claros durante duas semanas, período em que vão alinhar o Fórum Lixo e Cidadania com o Programa Recicla aos Montes. O objetivo é aumentar o alcance social e ambiental das atividades do programa, que em breve contará com  mais recursos municipais e com cinco caminhões para dar suporte às ações.

Na oportunidade, o vice-prefeito mostrou-se entusiasmado com a parceria. Agradeceu o empenho dos extensionistas do Projeto e o Ministério Público. Lembrou os benefícios sociais e ambientais do Recicla aos Montes e a determinação do prefeito Humberto Souto de proporcionar melhoria de qualidade de vida aos catadores.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, foi enfático ao afirmar que a parceria tem tudo para dar certo. “O Projeto Rondon está completando 50 anos de ações de sucesso e chega a Montes Claros para somar e melhorar o Programa Recicla aos Montes”, finalizou.

Recicla aos Montes

O Projeto Recicla aos Montes foi criado pela Prefeitura com o objetivo de implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis no Município, com o intuito de reduzir o quantitativo de resíduos dispostos no aterro sanitário, buscando uma prática mais sustentável na gestão dos resíduos sólidos domiciliares.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.