No domingo (17), foi celebrado o Dia de Proteção às Florestas. É uma data criada para chamar a atenção de todos para a importância de defender o bioma, combatendo desmatamentos e incêndios florestais. Por causa da grande incidência de queimadas que costuma ocorrer nesta época do ano, quando o tempo e a mata estão mais secos, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), resolveu alertar os montes-clarenses da cidade e da zona rural.
A Secretaria vem desenvolvendo projetos e programas de combate a queimadas, a exemplo das blitzen educativas de prevenção a incêndios florestais, que aconteceram no mês de junho. Além disso, a SEMMA participou do Curso de Perícia em Incêndios em Vegetação, promovido pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais.
A Prefeitura de Montes Claros conclama a população a denunciar queimadas e incêndios, acidentais ou criminosos, principalmente neste período de estiagem, quando o perigo é maior. Para denunciar, é só acessar o site www.semma.montesclaros.mg.br.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, explicou que o Dia de Proteção às Florestas é uma data importante, que serve para que todos possam se unir na proteção e preservação da natureza, já que o fogo destrói fauna e flora de forma devastadora e deve ser evitado e denunciado.