Uma iniciativa de sucesso, empreendida pela Sociedade Rural de Montes Claros, Secretaria de Serviços Urbanos e Associação de Montes Claros de Catadores Recicláveis (Montesul), gerou ótimos resultados durante a 48ª Expomontes, que terminou no último dia 10 de julho.
Foram recolhidos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, 2.287,70 quilos de sucatas de ferro, pet, frascos, plástico, papelão, totalizando uma renda geral R$ 4.878,64.
O balanço quantitativo e social é divulgado, nesta sexta-feira (15). A parceria visa criar um braço socioambiental na Mostra, além de fomentar a profissão dos agentes ambientais e contribuir para um espaço mais limpo. Por fim, gerar renda para os associados da Montesul.
A Presidente dos catadores, Maria do Socorro Guimarães, agradeceu a todos os envolvidos pelo projeto dentro da Exposição.
“Queremos é mais Expomontes. Enfim chegou o nosso 13º salário, que foi uma maravilha, somente bênçãos. Batemos todos os recordes em quilos e valores vendidos. Foi a maior de todos os tempos.
Éramos oito pessoas, sendo sete dentro do Parque e um pelo lado de fora. Essa renda complementou e muito. Só temos a agradecer”, encerrou Dona Maria.
Para o diretor jurídico da Rural, Renato Alencar, e também patrocinador dos insumos de trabalho dos catadores, o benefício é duplo.
“O resultado significa, além de proporcionar a trabalhadores ter uma nova renda, tem o benefício ambiental. O material coletado será reciclado. É a oportunidade de uma receita adicional aos trabalhadores e de tirar esse material do meio ambiente e reciclando-o”, explicou Dr. Renato.
Parceria
A Rural cede os lanches para os catadores, que trabalham em dois turnos. Todos os cadastrados são credenciados e uniformizados com o apoio da Padaria Center Pão, que também doou equipamentos de proteção individual. A Secretaria de Serviços Urbanos forneceu as caçambas para armazenamento, o que proporcionou o acondicionamento temporário dos resíduos e também fez a coleta do Parque ao galpão da Associação.