Incêndio atinge 2000 metros de vegetação e bombeiros usam 500 litros de água para conter chamas
Na manhã do último sábado, 02 de julho, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Montes Claros deslocou até o bairro Jaraguá para atender um chamado de incêndio em Área Rural não protegida. Segundo os militares, no local, tratava-se de incêndio em vegetação em uma área de pasto localizado próximo a uma chácara, que oferecia risco também a algumas residências naquele local. Ao chegar no local, a guarnição BM adentrou na mata, com a utilização do EPI.
Durante o combate, foram utilizados abafadores, bombas costais e o mangotinho do caminhão para combater as chamas. Deste modo, foi possível debelar o incêndio por completo e posteriormente o rescaldo. Foram gastos aproximadamente 500 (quinhentos) litros de água para realizar o combate e teve a queima de aproximadamente 2 mil metros da vegetação (pasto).
O corpo de Bombeiros orienta à população para não atearem fogo em terrenos rurais e em lotes vagos devido aos riscos de propagação do incêndio.
Incêndio atinge área do Parque Estadual da Lapa Grande e Jiboia é flagrada fugindo das chamas
Na tarde desse domingo, 03, o 7º batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros foi acionado para combater incêndio em área de vegetação no bairro Ibituruna próximo ao limite da área de reserva ambiental Parque Estadual da Lapa Grande.
De acordo com os militares, no local o incêndio ocorria abaixo das linhas de transmissão de energia de alta tensão, avançando para os limites do parque. Os Bombeiros combateram as chamas com uso de abafadores e mochilas de combate a incêndio, uma vez que o local não é acessível ao caminhão ou mangueiras de combate a incêndio. A eficácia e agilidade no combate as chamas, resultaram na diminuição dos danos, bem como a preservação das matas no entorno da área do Parque Estadual. Foi queimada uma área de 2000 m² sendo utilizado aproximadamente 150 litros de água. A área do Parque Estadual da Lapa Grande não foi atingida.
Durante os trabalhos, os bombeiros depararam com uma cobra da espécie jiboia de aproximadamente 1,5 metros que fugia do incêndio. A serpente aparentemente não se encontrava ferida ,sendo capturada e entregue ao IBAMA.