Você sabia que é possível medir o nível de felicidade nas cidade?
Mas porque se preocupar com isso?
Porque o município que não se ater à essa proposta que está impactando diretamente o comportamento social, vai perder “cliente” em potencial, vai perder visibilidade social, vai perder status e será mal posicionado, o que não é favorável a nenhum gestor.
O índice Felicidade Interna Bruta (FIB) é um indicador da Organização das Nações Unidas (ONU) criado como uma forma de complementar as medidas já tradicionais, como o Produto Interno Bruto (PIB)), para medir o desenvolvimento de um país, estado ou cidade. Ente os quesitos que são analisados pelo FIB estão: bem estar humano, esgotamentos dos recursos da natureza, cuidados familiares e utilização do tempo de forma equilibrada.
O FIB foi criado 1972 como forma de indicar o crescimento do país sem considerar apenas o aspecto econômico, mas levando em consideração conceitos culturais, psicológicos, espirituais e ambientais.
A ONU, com o apoio de diversos intelectuais reconhecidos mundialmente, recriou o conceito de FIB para ser aplicado como forma de medir o desenvolvimento de comunidades. Uma equipe elaborou um questionário que examina bem-estar psicológico, acesso à cultura, proteção do meio ambiente, governança, saúde, educação e vitalidade da comunidade.
A Felicidade Interna Bruta (FIB) foi dividida em nove categorias:
- Bem-estar psicológico: Mede o otimismo que cada cidadão tem em relação a sua vida. É feita uma análise da autoestima, nível de stress e espiritualidade.
- Saúde: Analisa as medidas de saúde implantadas pelo governo local, exercícios físicos, nutrição e autoavaliação da saúde.
- Uso do tempo: Inclui questões como o tempo que o cidadão perde no trânsito, divisão das horas entre o trabalho, atividades de lazer e educacionais.
- Vitalidade comunitária: Entra na questão do relacionamento e das interações entre as comunidades. Analisa a segurança dentro da comunidade, assim como sensação de pertencimento e ações de voluntariado.
- Educação: Sonda itens como participação na educação informal e formal, valores educacionais, educação no que se refere ao meio ambiente e competências.
- Cultura: Faz uma análise de tradições culturais locais, festejos tradicionais, ações culturais, desenvolvimento de capacidades artísticas e discriminação de raça, cor, ou gênero.
- Meio ambiente: Relação entre os cidadãos e os meios naturais como solo, ar e água. Estuda a acessibilidade para áreas verdes, sistemas para coletar o lixo e biodiversidades da comunidade.
- Governança: Estuda a maneira de relação entre a população, os três poderes, a mídia e as organizações do município.
- Padrão de vida: Análise da renda familiar e individual, seguridade nas finanças, dívidas e qualidade habitacional.