Casos de covid-19 aumentam em 700% em Montes Claros e vacinação está regredindo

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

 

No final da manhã desta quinta-feira 23 de junho de 2022 aconteceu um coletiva de imprensa  com a Secretaria de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta  na sede da Prefeitura Municipal no centro da cidade. Estiveram presentes secretários e a coordenadora da vigilância epidemiológica Aline Lara.

Secretária de Saúde de Montes Claros

Segundo Dulce o objetivo é  apresentar a sociedade montes-clarense a atual situação dos casos de covid-19 na cidade e também alertar para a vacinação das doses disponíveis. A Secretária disse quem nas últimas semanas o município teve um aumento de casos de mais de 700% e também houve um grande aumento nas internações.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que no mês de Abril a cidade registrou apenas 54 novos casos, já em maio houve um aumento para 276 e agora em junho já são 5.622.

Montes Claros já vacinou com a 1º dose 91% de pessoas acima de 5 anos, com a 2º 85% também acima de 5 anos, já com a 3º que é a dose reforço apenas 45% acima de 12 anos. O Ministério da Saúde autorizou a liberação de mais uma dose reforço e em Montes Claros apenas 8% já se imunizaram até o momento pois só foi liberado para receber a dose pessoas com 30 anos acima que tenha tomado a última por mais de 4 meses.

“Nossa maior arma é a vacina, e Montes Claros já estava com mais de três meses sem registrar nenhum óbito por covid-19, porém na semana passada já foram mais de quatro  e outros dois estão em investigação”, disse Dulce Pimenta.

Nesta quarta-feira foram diagnosticados 50 casos  da doença entre positivos e suspeitos no município. Com isso 6% dos leitos UTI estão ocupados por pacientes com a doença e 14% dos clínicos. A Secretária chamou a atenção pois a maior parte dos contaminados estão concentradas em pessoas de 30 a 39 anos.

Expomontes

Durante coletiva o Portal Web Terra fez um questionamento sobre o uso de máscaras durante a 48º edição da feira que começa no dia 01 de julho. Dulce nos respondeu que a maior arma é a vacina e que em pesquisas feitas o maior risco de contaminação se dá em locais fechados; o município já adotou a medida de obrigar o retorno do uso delas nesses locais desde o dia 18/06.

Em um novo questionamento da grande quantidade de pessoas juntas no mesmo local, e se o município não iria realizar nenhuma orientação, ela disse:

“Não temos nenhuma orientação do Ministério da Saúde até o momento em relação a isso, e todas as decisões são tomadas pelo prefeito Humberto Souto”.

Vacinação

De acordo com Dulce Pimenta foi realizada uma reunião do comitê do covid-19 juntamente com o prefeito em que foi discutido vários assuntos relacionados a doença e casos na cidade. Com isso várias campanhas começaram a circular nas redes sociais para influenciar a população a vacinar.

Sorteios de ingressos para a Expomontes, tatuagens, visitas ao camarim dos artistas entre outros.

“Tomamos esta decisão e fomos bem acolhidos pelos empresários, escolas e várias pessoas que tem perguntado o que podem fazer para ajudar nesta luta contra o vírus”, destacou Dulce.

A Secretaria disse ainda que em Montes Claros até o último final de semana seis postos estavam com plantões para realizar vacinações e quatro para testagem. Já no próximo Humberto Souto exigiu que aumentasse o número para 10 de vacinação.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.