Um centro de castração é uma importante ferramenta de controle da população animal. Atualmente, o serviço é realizado, em Montes Claros, em uma unidade de castração móvel, mas o espaço físico é limitado e não consegue atender toda a demanda da cidade.
Para se ter uma ideia da necessidade da construção do Centro de Castração, o serviço de Manejo Populacional de Cães e Gatos do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, apenas em agosto de 2021, realizou mais de 500 procedimentos, sendo 205 esterilizações cirúrgicas em cães e gatos.
Desta forma, a construção do Centro Municipal de Castração, na sede do CCZ, permitirá a realização de cirurgias em local apropriado e conforme os padrões sanitários adequados, assim como possibilitará a ampliação do número de operações. O valor do investimento será de cerca de R$ 934 mil e a empresa vencedora da licitação terá o prazo de 9 meses, após a emissão da ordem de serviço, para a conclusão das obras.
Assim, a Comissão Permanente de Licitação e Julgamento está convocando as empresas que estão participando do chamamento público que definirá a empresa responsável pela obra para a fase de abertura do envelope da proposta de preços que acontecerá, na próxima segunda-feira, dia 20, às 17 horas, na Sala de Licitações que está localizada na avenida Cula Mangabeira, nº 211, no Centro.