Procurador-Geral da Justiça Jarbas participa de evento e realiza entrega de importante obra no Norte de Minas

Foto: Mauricio Lucco/ Divulgação

 Na manhã desta quinta-feira aconteceu uma solenidade que contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, do presidente do FUNEMP, procurador de Justiça Jacson Rafael Campomizzi, do presidente da CODANORTE, Eduardo Rabelo Fonseca, do Vice-Prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães ( e autoridades locais).

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça participou do anúncio de convênios e projetos na área ambiental que serão desenvolvidos na região. Em específicio o Aterro Sanitário do Arranjo de Icaraí de Minas e do Projeto Recicla aos Montes.O evento culmina na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segundo  Jarbas Soares, o Fundo do Ministério Público é um um fundo legal para qual vão recursos de compensações e indenizações de multas de  agressões a bens coletivos como meio ambiente ao patrimônio público. Destacou ainda que estes coletivos podem ser acessados pelo bem público e serem transformados em projetos de bem social.

Foto: Mauricio Lucco/ Divulgação

“Este projeto que foi aprovado aqui hoje no qual está sendo entregue as máquinas e é um projeto de componente ambiental de uma usina de compostagem de resíduos de lixo que vai atender a alguns municípios aqui do Norte de Minas e pelo que eu tenho conhecimento é o primeiro projeto com essa conotação”, disse o Procurador-Geral.

Com o aterro sanitário do arranjo de Icaraí de Minas algumas cidades serão atendidas, entre elas; Brasília de Minas, São Francisco, Ubaí, Campo Azul e Luislândia.  Jarbas destaca que o Codanorte  vai acessar esses recursos pois são depositados na conta do Consórcio e assim são feita as licitações para compra das máquinas e assim ser realizado todo o trabalho.

“São recursos relevantes que o Ministério Público tem que tomar cuidado já que não é muito, por isso são distribuídos para projetos sociais que são de interesse público”, completa Jarbas.

Segundo o Ministério Público o valor investido na UTC (unidade de triagem e compostagem), é de 3 milhões de reais, e com isso 120 toneladas de lixo por dia deixarão de ser jogados de forma inadequada no meio ambiente.

O prefeito de Francisco Drumont e Presidente do Codanorte Eduardo Rabelo (Republicanos), conta que esse projeto vai atender um total de seis municípios e mais de 120 mil pessoas  e é de extrema importância já que é o primeiro. Com sede na cidade de Icaraí de Minas, onde serão entregues todos os resíduos das demais localidades participantes.

“Hoje o Codanorte está tendo uma participação importante para a vida das pessoas nessa questão dos resíduos sólidos. Nesta semana estivemos com o governador de Minas Gerais Romeu Zema onde assinamos um contrato com a liberação de mais de 30 milhões de reais para atender outras cidades como Buritizeiro e Januária que estarão sendo contempladas com este projeto”, conta Eduardo.

O Presidente destacou também que a escolha da cidade de Icaraí de Minas se deu pela localização centralizada  para que os demais municípios consiga deslocar com mais facilidade e menor custo na entrega desses resíduos.

Foto: Mauricio Lucco/ Divulgação

Para o prefeito de Icaraí de Minas, Gonçalo Antônio Mendes (PT) essa conquista é de extrema relevância pelo tempo que se busca, junto com a Codanorte e que hoje se tranforma em realidade. O fator importante é que vamos transformar esse lixo em emprego e renda junto com todos os municípios vizinhos.

Recicla aos Montes

A cidade de Montes Claros no Norte de Minas também será beneficiada juntamente com todos que fazem um trabalho de reciclagem. O Recicla aos Montes contribuirá com o desenvolvimento de atividades que gerem renda, emprego e a recuperação ambiental. Segundo o Procurador- Geral da Justiça quando se faz coleta seletiva, se faz a proteção ambiental.

“É um ponto importante porque o meio ambiente atinge a todos, o proprietário de uma propriedade rural, e quando se investe neste meio acaba sendo um bem social para as pessoas”, disse Jarbas.

Foto: Mauricio Lucco/ Divulgação

No evento foram entregues várias placas de homenagem a Jarbas Junior, também para o presidente da Codanorte e demais autoridades que compunha a mesa de honra.

Foto: Mauricio Lucco/ Divulgação

Em seguida o Vice-Prefeito de Montes Claros destacou em discurso a importância do projeto para o município. Ele disse que esse programa é fundamental para dar cara na gestão atual, pois a cidade enxerga com grande importância algo como isso. Para Guilherme a obra mais importante é aquela que muda a vida das pessoas; ou seja, dar autonomia.

“Desde a dimensão ambiental até a econômica, passando pela social; o recicla aos montes é filiado em cima dessa linha. Não medimos esforços para garantir que esse serviço funcione, queremos mostrar pra sociedade que as gestões passam , mas os feitos tem que permanecer”, destaca Guilherme.

A Prefeitura vai pagar aos galpões para realizarem a reciclagem dos resíduos sólidos na cidade; e além disse o município já conta com o “ECO RECICLA”, que se resume na entrega de resíduo reciclado pela população que ganha abatimento na conta da taxa de resíduos sólidos que é cobrada anualmente.

A presidente da Montesul, Maria do Socorro Guimarães Soares, que realiza reciclagem de resíduos sólidos conta com alegria que o programa é de grande importância, pois vai gerar renda aos catadores.

A catadora conta que a renda mensal atual dela e dos seus colegas gira em torno de R$ 150,00 a 350,00 e com essa novo programa ela está esperançosa que o valor suba para um salário mínimo.

Atualmente na Montesul o número de pessoas trabalhando é de 26, mas Maria disse que está contratando  mais e com isso espera chegar a um total de 50.

“Se Deus quiser nós vamos conseguir ainda mais investimentos para assim aumentar a nossa renda”, relata a presidente.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.