Será lançado, neste domingo (5), no auditório Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, um filme sobre a vida do músico, professor, ator e criador da dupla Ribeiro & Ribeirinho, Sivaldo Ribeiro Santos.
O filme, dirigido pelo jornalista, professor pós-doutor e cineasta Anelito de Oliveira, dá visibilidade a uma comovente e inspiradora história de resistência e superação.
Sivaldo, que ficou conhecido nacionalmente ao atuar no filme “Outras Estórias”, de Pedro Bial, nasceu com deficiência visual em 1968 na zona rural de Januária. Desde pequeno vivenciou a extrema pobreza, mas encontrou na música uma porta de acesso à cidadania.
O espaço tolerante da cultura lhe permitiu, já em Montes Claros, para onde migrou com a família nos anos 70, enfrentar com altivez os obstáculos de várias ordens. Sivaldo formou-se em filosofia, tornou-se professor e participou ativamente da luta pelos direitos da comunidade deficiente visual. Ao longo de uma trajetória brilhante, com reconhecimento artístico e pedagógico, deparou-se com sofrimento e mortes, mas nada lhe roubou a alegria de viver.
O lançamento do filme será às 19h, com entrada gratuita.