Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), das unidades inseridas no 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), participaram do Estágio de Combate a Incêndio Florestal, um nivelamento de difusão de conhecimento especializado em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF), nesta semana, entre os dias 30 de maio e 03 de junho.
A ação é em decorrência do período de estiagem que já se aproxima, onde os números dos atendimentos dos incêndios florestais se multiplicam. Assim a corporação realiza a capacitação em todas as regiões do estado com o objetivo de se alinhar o conhecimento e a estratégia de combate quanto ao uso de ferramentas comuns aos militares frente aos Incêndios Florestais.
Segundo os bombeiros, as atividades empenharam os Núcleos de Incêndios Florestais (NIF), bombeiros especialistas na área e instrutores lotados no Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (BEMAD), sediado em Belo Horizonte/MG, com o objetivo de difundir e testar o emprego de técnicas avançadas em ambiente florestal.
Os treinamentos ocorreram no Parque Estadual Lapa Grande em Montes Claros, onde foram ministradas diversas instruções de combate, atendimento pré-hospitalar, orientação no terreno, sobrevivência em mata, confecção de meios preventivos, uso de retardantes do fogo, novas tecnologias e técnicas de fogo controlado para a redução do acúmulo de combustível florestal.
Estatística
No ano de 2019 o 7º BBM atendeu 642 ocorrências de incêndios florestais , já em 2022 foram 688 ocorrências atendidas e em 2021 foram 1127 se destacando negativamente em relação aos anos anteriores, significando ainda um aumento de 63,8 % em relação à 2020.