Expedição no Rio São Francisco distribuirá 100.000 sementes de frutas e flores, em cidades de Minas Gerais e Bahia

Saindo de Pirapora, no dia 11 de junho, a Expedição Amigos das Águas vai percorrer 600 quilômetros, nas águas do Rio São Francisco, para distribuir 75 mil grãos de árvores frutíferas e outras 25 mil sementes de plantas de flores. Com 13 pessoas a bordo, em barcos de motor e remo, o destino final será a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. A ação também distribuirá uma cartilha didática, onde o personagem Chiquinho ensina as pessoas a reutilizar as caixas de leite para plantar as sementes e também fazer a compostagem.

Idealizador e responsável pela realização de mais uma expedição dos Amigos das Águas, o ambientalista Roberto MacDonald explica que o objetivo é promover a consciência de preservação e o incentivo do cultivo de plantas nestas localidades. “Na última Expedição, em 2017, encontramos muitas dificuldades para encontrar frutas para o nosso consumo. Em muitos lugares desse trajeto não tinha nada. Por causa disso, preparamos esse projeto para incentivar o plantio dessas sementes”. Detalhou o ambientalista.

Serão 10 dias de navegação pelo Rio São Francisco e a distribuição das sementes será iniciada na cidade de Januária. Segundo MacDonald, o projeto conta com o apoio da empresa Itograss e de entidades públicas, como a Prefeitura de Pirapora, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Outro ganho do projeto é a parceria com o Colégio Santíssimo Sacramento, que através do envolvimento de 80 alunos, foi responsável por identificar as sementes e embalar os kits que serão distribuídos nesta expedição. Para mais informações sobre a Expedição Amigos das Águas, acesse o site: http://amigosdasaguas.com.br/

 

[Com informações – Jornalista Hebert Vinicius]