A Polícia Civil de Minas Gerais recuperou no município de Brasília de Minas, na região Norte do estado, no mês de maio, 18 aparelhos de telefones celulares que foram extraviados ou furtados nos últimos cinco meses, no município. Outros dois celulares foram apreendidos nesta quarta-feira (1/6).
A recuperação aconteceu por meio de investigação realizada pela equipe policial do município que possibilitou a localização dos aparelhos. Os procedimentos que investigam os crimes de furto, receptação e apropriação indébita estão em andamento na Unidade.
O delegado Flávio Cavalcanti, esclarece que ao comprar um produto sem conhecer a sua origem ou se ele for de procedência duvidosa, a pessoa pode estar cometendo o crime de receptação. A partir disso, a Polícia Civil passou a realizar um trabalho para identificar os aparelhos telefônicos que foram subtraídos e vendidos. “ Ao localizar o aparelho a Polícia Civil localiza o proprietário e faz a restituição do bem para ele” explicou.
O delegado também alerta que o produto achado deve ser devolvido ou entregue aos órgãos competentes, caso a pessoa não saiba a quem pertence. “ Portanto, realmente, achado não é roubado, mas, não devolver o objeto encontrado é crime de apropriação indébita de coisa achada, tipificado no art. 169, II, do Código Penal, e possui pena de detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano” afirmou Flávio.
As investigações continuam.