Coração de Jesus: cidade do Norte de Minas, completa hoje 110 anos

Imagem: Internet/Prefeitura Municipal

Coração de Jesus, cidade situada no Norte de Minas Gerais, completa hoje 110 anos de emancipação e tem atualmente 26.592 habitantes, de acordo com o “Estimativa do IBGE (2018). Sua área é de 2.225 km² representando 0.3813% do Estado, 0.2419% da região e 0.0263% de todo o território brasileiro.O município que faz intermediação com Montes Claros está instalado na região desde 1911 segundo o site da prefeitura municipal de Coração de Jesus.

História

Vila do Santíssimo Coração de Jesus

Foi o intrépido e destemido bandeirante Paes Leme, o primeiro a atingir a região que forma o município, formando desde então a povoação do antigo arraial de Sagrado Coração de Jesus, poucos anos antes de 1777. Por essa época apareceu no local Antônio José da Costa, conseguindo a primeira sesmaria. Mais tarde, fizeram-lhe companhia os concunhados Magalhães e Francisco Leal, que doaram à capelinha já existente, meia légua de terras em quadra. Entretanto, devido à escassez de elementos que lhe pudessem imprimir maior desenvolvimento, sofreu a povoação alguns anos de interrupção no seu progresso.

A partir de 1832, a indústria extrativa da borracha atraiu numerosos trabalhadores, conseguindo então a estrada da prosperidade ascendente. Também, a exuberância dos campos de pastagens, apropriados à criação de gado e cavalar, transformaram o atual município em um dos mais progressistas do Estado. 

No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Coração de Jesus é composto pelos distritos de Coração de Jesus, Ibiaí e Jequitaí, e é termo da comarca de Montes Claros.

Imagem: Internet/ Conheça Minas

A cidade é reconhecida também pelos famosos “dinossauros” que ficam logo na entrada fazendo lembrar a mais incrível descoberta do ano de 2005 naquele município, mas só foi apresentado em 2011.

Ubirajara Alves Macedo: Historiador

Segundo Ubirajara Alves Macedo  de 76 anos e mora na cidade desde que nasceu, conta que devido seu longo trabalho em pesquisas foram encontrados vários fósseis de dinossauros, e um deles leva seu sobrenome, Macedoi. O pesquisador disse ainda que foram encontrados seis fósseis, o mais antigo com quase 80% de material coletado, levou o nome de Tapuiassauro Macedoi. Tapuia em homebagem aos primeiros habitantes, e Macedoi se referindo a ele.

Imagem: Internet/ Férias Tur

Segundo a revista Pequisa Fapesp, o Tapuiasaurus macedoi ganhou o título de primeiro e mais antigo titanossauro da América do Sul, após a redescrição de seu crânio, bastante preservado, e análises comparativas realizadas por pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina (Zoological Journal of the Linnean Society, março). 

A USP (Universidade de São Paulo) levou o material para a capital, mas Ubirajara disse em entrevista ao Portal Web Terra que a  Promotoria Pública luta para o trazer de volta.

“Também, descobrimos em Brasília de Minas, vários fósseis, lá estão intactos, e por conta desses achados criei aqui um museu em 2004,que infelizmente por falta de apoio irá fechar as portas”, disse  Ubirajara.

Felicitações

Imagem: Internet/ Prefeitura Municipal

Para comemorar os 110 anos de emancipação a prefeitura preparou uma programação extensa com início de obras,  inauguração de usina, missa, lançamento de programa e show ao vivo para todos os Corjesuenses. E no próximo final de semana ainda em comemoração, acontece uma das maiores festas na cidade, a famosa vaquejada de número XXXV que trás consigo diversas atrações nacionais da música.

Vinícius Mota de 22 anos, é natural de Coração de Jesus e nesta data tão importante ele e a sua família deseja que a cidade tenha ainda mais investimento em lazer, cultura e principalmente educação. 

Segundo ele, a cidade ainda “perde” muitos moradores para outras pelo fato de ter que fazer faculdade e depois ir embora da mesma.

Para o futuro da sua cidade que hoje completa mais um ano, o pesquisador e historiador deseja que seja valorizado trabalhos como o dele e com isso seja criada uma agência de turismo;  o município é riquíssimo em atrações, espeleológicas, arqueológicas e paleontológicas.

“Acho que seria abrir um futuro promissor com este trabalho iniciado pelo meu pai e minha continuação”, destacou.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.