As ações de prevenção e combate a incêndios florestais continuam sendo realizadas nas comunidades no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande “Paulo Ribeiro”, em Montes Claros.
Nessa terça-feira (31), foram realizadas atividades na comunidade de Palmito II, onde os moradores foram orientados pelos técnicos e bombeiros militares sobre como agir em situações de incêndio. Panfletos foram distribuídos às famílias, que se comprometeram em contribuir com as ações. Há cerca de dois anos, vários hectares do Parque Lapa Grande foram queimados, com prejuízos à fauna e à flora.
O casal Gentil de Melo Pereira e Maria Eliza da Cruz se mostrou surpreso com a visita e se propôs a contribuir. Os dois, que dividem o tempo entre Palmito e a Vila Oliveira, no perímetro urbano de Montes Claros, lembram que já tomam alguns cuidados para evitar incêndios. “Sempre estamos atentos e vamos aumentar a vigilância”, disse Maria Eliza.
O aposentado Geraldo Ruas Aguiar disse que as ações de prevenção são de grande importância. “Muitos colocam fogo no mato sem saber dos perigos, e outros fazem isso por maldade. Mas estas visitas são importantes para renovar a consciência das pessoas”, declarou.
O servidor público Olímpio Pereira e os aposentados João Ferreira dos Santos e Nair Souza também foram visitados e orientados sobre a importância das ações preventivas. Os três se comprometeram a ajudar a comunicar os órgãos responsáveis em caso de ocorrências desta espécie, para que o combate ocorra de imediato.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Soter Magno, elogiou o trabalho e reforçou o apelo junto aos moradores das nove comunidades do entorno do Parque para que contribuam com as ações. Lembrou que a Prefeitura está criando uma Brigada Municipal para prevenir e combater incêndios, e também capacita os servidores para outras ações de cunho ambiental.
Realização
As atividades estão sendo realizadas pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Corpo de Bombeiros (CB).