Prefeitura promove formações para auxiliares de docência, psicólogos e assistentes sociais

Na quarta-feira, 18 de maio, a equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva (CEI) da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, no auditório da Escola Técnica, uma formação para auxiliares de docência voltada para o funcionamento da inclusão no Sistema Municipal de Ensino.

No evento, que teve a abertura realizada pela secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, foram abordadas diferentes temáticas, como a atribuição do profissional, o código de ética do servidor, o trabalho com cada criança público-alvo da educação inclusiva e a importância do trabalho em conjunto com os demais servidores da escola. As orientações foram apresentadas pela coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte Pereira, e pela coordenadora da Inspeção do município, Jaciara Nassau. Os auxiliares participaram tirando dúvidas sobre o trabalho nas escolas.

 

Formação Continuada dos Psicólogos e Assistentes Sociais

Já na manhã de sexta-feira, 20 de maio, a CEI realizou, também no auditório da Escola Técnica, a Formação Continuada dos Psicólogos e Assistentes Sociais que atuam nos educandários do Sistema Municipal de Ensino. O evento contou com apresentação dos serviços oferecidos pela Educação Inclusiva e abordou a intersetorialidade.

“Apresentamos a estrutura de funcionamento dos serviços da educação, falando dos profissionais que atuam no setor e a interlocução dos psicólogos e assistentes sociais nas escolas. O atendimento apresenta melhor resultado quando é trabalhado na Intersetorialidade.”, destaca a coordenadora da CEI, Meirielle Duarte Pereira.

Em parcerias com as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social (SMDS), foram apresentados todos os serviços ofertados pelo município e como é feito o encaminhamento para cada serviço intersetorial. Vanessa Oliveira, do Núcleo de Apoio à Saúde Primária, apresentou o funcionamento para o acesso aos serviços de saúde e a psicóloga preceptora de residência da saúde da família, Cíntia Pereira, relatou o acesso aos serviços da psicologia no município. Em seguida, a psicóloga Sílvia Reis Soares apresentou o fluxograma de atenção e saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Aquarela.

Ainda em continuidade à formação, a Fernanda Soares Aragão, da Gerência da Gestão do Serviço Único da Assistência Social (SUAS), apresentou todos os serviços ofertados pela SMDS. Ao final, os servidores participaram com perguntas.

“Os eventos foram muito produtivos e importantes para o momento que evidenciamos a necessidade dos profissionais nas escolas, uma vez que, o trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar é de relevância pós período pandêmico. Lembramos que todo trabalho é conforme a Lei nº 13.935/2019.”, afirma a coordenadora Meirielle.

__________________

Créditos: Farley Henrique / Mauro Fernando – Ascom Divulgação