Em Janaúba, Norte de Minas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu três mandados de prisão preventiva, na segunda-feira (23), expedidos em desfavor de três homens – de 22, 30 e 35 anos – por estupro de vulnerável. Os suspeitos são parentes da vítima, uma adolescente de 13 anos.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher instaurou inquérito para apurar os crimes sexuais cometidos contra a menina, que precisou morar com uma tia após a morte da mãe, vítima de possível feminicídio. Nesse período, a adolescente teria sofrido abusos por parte do marido da tia e também por um outro tio.
Ainda de acordo com os levantamentos, para consumar os abusos, os investigados ofereceram bebidas alcoólicas para a vítima e, aproveitando-se do estado vulnerável da menina, cometeram a violência sexual.
De acordo com a delegada que coordena a investigação, Wendy Martins Moreira, após conhecimento do abuso, houve a intervenção dos órgãos assistenciais, que encaminharam a adolescente para a casa de uma avó e, posteriormente, para a residência do pai dela. No entanto, a menina foi vítima de outros abusos.
“A adolescente foi violentada, dessa vez pelo próprio pai. Ele tentou de forma forçada praticar atos libidinosos com a vítima, mas foi contido por outra filha”, pontuou Wendy. A delegada ainda ressaltou a importância da intervenção da Polícia Civil para coibir novas violações de direitos e para garantir à jovem, proteção integral prevista em lei.
Os três investigados foram encaminhados ao sistema prisional, onde estão à disposição da Justiça. As investigações continuam.