Montes Claros ganha reforço de brigadistas florestais voluntários na prevenção e no combate a incêndios

Foto: SEMMA / Divulgação.
Foto: SEMMA / Divulgação.

A prevenção e o combate aos incêndios florestais normalmente registrados durante o período de estiagem ganharão um novo reforço este ano, em Montes Claros. A colaboração virá de 27 voluntários que estão participando, desde a última segunda-feira (16), do Curso de Brigadistas Florestais, que ocorre por iniciativa da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).

Foto: SEMMA / Divulgação.

O curso, que está sendo ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, é dirigido a servidores da SEMMA, Guardas Municipais do Grupo Tático Ambiental e moradores do entorno do Parque Estadual da Lapa Grande “Paulo Ribeiro”. Durante as atividades, que estão sendo realizadas no auditório da SEMMA, no Parque Sapucaia e no aeroporto, os voluntários estão aprendendo estratégias e táticas de segurança para combater o fogo, atender as vítimas e prevenir as queimadas. Os novos brigadistas estarão aptos a atuar no combate e na prevenção de incêndios florestais durante o biênio 2022/2024, pois é necessária a requalificação a cada dois anos.

O período de seca na nossa região costuma ser marcado por incêndios de diversas origens, que trazem graves impactos à fauna, à flora e à saúde humana. Neste sentido, a conscientização é uma das ações de prevenção mais importantes. Desde o início do mês de maio que a Prefeitura de Montes Claros está participando, junto com o IEF, o Corpo de Bombeiros e outros parceiros, de ações de conscientização relacionadas à prevenção e o combate a incêndios florestais. Na primeira etapa foram visitadas nove comunidades no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, além das comunidades de Olhos D’água e Buriti do Campo Santo. A ação será realizada ainda em Lagoa do Barro, Palmito I e II, Santa Bárbara, Bico da Pedra, Palmeiras e Rebentão dos Ferros.

Foto: SEMMA / Divulgação.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, lembra que é extremamente importante estar preparado para combater os focos de incêndio que ameaçam as matas nativas e danificam as plantações, mas destaca que a prevenção é o melhor caminho. “Toda a comunidade deve colaborar, evitando jogar cigarros acesos no mato e fazer fogueiras em locais inapropriados; e, principalmente, é preciso fazer o aceiro (desbaste do terreno) antes de iniciar uma queimada”, afirma.

Em caso de focos de incêndio ou fumaças suspeitas, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do número 2211-3324; ou ainda utilizar o aplicativo SEMMA DENÚNCIA, que funciona em smartphones que possuem o sistema operacional Android.

Foto: SEMMA / Divulgação.