O 1º Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) deste ano na regional do Sistema FAEMG em Montes Claros será voltado para a apicultura. O evento será no dia 6 de maio, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, e vai reunir palestrantes especialistas e apicultores do Norte de Minas. O objetivo é aprimorar ainda mais o trabalho de ATeG na região ao promover debates, apresentar resultados e levar novos conhecimentos sobre a produção de mel. Toda a programação é gratuita.
O Dia de Campo, que conta também com a realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, começará às 8h. Ao todo, serão seis palestras. A primeira delas será ministrada pelo consultor master da apicultura do Sistema FAEMG, Arnaldo Correia. Ele, que está à frente do Projeto de Melhoramento Genético na Apicultura, vai conversar com os convidados sobre a ação, que tem sido desenvolvida na região, e os resultados já alcançados. No Norte de Minas, mais de 200 apicultores serão beneficiados pelo projeto, recebendo nos apiários novas abelhas-rainhas com melhor genética.
O evento contará ainda com palestras sobre Identificação Geográfica do Mel de Aroeira; Sanidade Apícola; Caso de sucesso da Associação dos Apicultores de São João da Ponte; Qualidade do Mel; e Oportunidades para os Produtores no Comércio Internacional, que será conduzida pelo consultor da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) pelo Projeto Agro.BR, Ricardo Abreu.
“A maior vantagem é levar conhecimento para o apicultor entender que pode melhorar na atividade. Iremos mostrar a tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Sistema FAEMG para o produtor ter mais sucesso. A apicultura é uma atividade que pode ser desenvolvida independentemente de grandes áreas, e isso é estratégico para a região”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino.
Apicultura em expansão
A apicultura na região tem sido um dos grandes meios de transformação do produtor rural nos últimos anos. Com características que contribuem para diversas floradas, a produção de mel ganha mercado interno e externo a cada dia. Por isso, o investimento e atenção especial do Sistema FAEMG aos grupos de ATeG: já são 259 produtores da região assistidos, entre aqueles apicultores que já encerraram os ciclos de dois anos de acompanhamento e outros que estão em andamento.
O que não falta a esses apicultores é a vontade de crescer. Em 2021, a regional promoveu o 1º Dia de Campo da Apicultura em Japonvar. O evento reuniu mais de 450 produtores rurais de vários municípios, demonstrando o sucesso e a capacidade de evolução da cadeia produtiva