Líquido e incerto: o futuro social e econômico depende do uso correto dos recursos hídricos

A economia clássica trata os recursos naturais como infinitos e a poluição causada pelas atividades antrópicas apenas como “externalidades”. Portanto, esses itens não entram na conta dos custos de produtos, industriais ou agrícolas. Com a água não é diferente. As contas das empresas não contabilizam seu custo e apenas com alguma relutância começam a incluir as despesas com o tratamento para devolver a água com boa qualidade aos rios, lagos e represas.

Da mesma forma os ambientalistas costumam apontar que os produtos em geral carregam embutidos milhares de litros d’água em sua cadeia produtiva. É comum o raciocínio de que, quando se exporta carne, por exemplo, o Brasil estaria embarcando quase 18 mil litros de água a cada quilo desse produto vendido ao exterior. Essa água, também chamada de água virtual, não está sendo enviada para fora do País, mas é necessária para a produção da carne e de qualquer outro produto, seja da indústria, seja do agronegócio. O importante é compreender que, sem a disponibilidade de água em grande volume e com boa qualidade, não é possível produzir absolutamente nada.

Para o professor Pedro Jacobi, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP, é importante contabilizar a água virtual, porque ela é parte dos impactos da produção. Além disso, ela precisa entrar na conta quando se discute a partilha da água entre seus diversos usos. “Quando se calcula a pegada hídrica de um setor da economia, ou em uma região, é importante conhecer os volumes de água necessários para a produção de bens e produtos”, explica o professor.

Não significa que a água para produção da carne, do nosso exemplo, deixa de existir, mas sim, que foi utilizada em algum momento da sua cadeia de valor: para a produção da ração, a formação de pastos, a alimentação do gado ou a lavagem nos diversos processos da indústria.

Esse quadro aponta vários exercícios necessários e, aos quais ainda não estão inseridos na carteira dos serviços e produtos das empresas, nem da administração púbica ou quando são não têm a eficácia necessária, como: a valorização da água em quantidade e em valor real em toda cadeia produtiva, qual produto gera maior competitividade para determinada região, quantidade de água disponível por região, estimativa de gasto anual, projeção de crescimento, dentre outros…

São valores/índices que impactam diretamente se determinada empresa vai se estabelecer em determinada região ou não. Agua, é critério número para atração de empreendimentos diversos, a empresa que não se sentir segura em ralação ao abastecimento de água em determinada região não fará investimento algum no local.