Polícia Civil apoia campanha do Selo Unicef em Buritizeiro

Com o propósito de garantir os direitos de crianças e adolescentes de Buritizeiro, no Norte do estado, o município aderiu ao Selo Unicef, sendo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) um dos parceiros da iniciativa. Para alcançar o objetivo do projeto, instituições do poder público e sociedade civil estão mobilizadas e trabalham estratégias visando à saúde, à educação, à participação social e à proteção contra a violência da população infantojuvenil buritizeirense.

Foto. Divulgação/PCMG.

A investigadora de polícia Naira Barros, lotada na Delegacia em Buritizeiro, integra a Comissão Intersetorial de Monitoramento do Selo Unicef como representante das instituições de segurança pública ao lado de membros de secretarias municipais, do Conselho Tutelar, da Câmara Municipal e da comunidade. “Para nós da Polícia Civil, é de fundamental importância fazer parte desse processo de conquista para a cidade”, ressalta.

De acordo com a policial civil, a participação da PCMG possibilita, por exemplo, a atuação em palestras e eventos voltados ao crescimento do público-alvo enquanto cidadão, com temáticas preocupadas no desenvolvimento social, psicossocial, empreendedor, entre outras. “Dessa forma, buscamos reduzir a estatística criminal envolvendo crianças e adolescentes no nosso município”, observa.

Integração

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços na promoção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Buritizeiro participa da edição 2021-2024 do Selo. A adesão ocorreu em agosto do último ano. Recentemente, foi lançada a campanha “Nós somos SELO UNICEF, seja você também”, oportunidade em que cada parceiro manifesta seu apoio ao projeto e incentiva novas participações.