Interditado desde meados de novembro de 2021, o principal viaduto que liga a BR-251 à MG122 no Norte de Minas, além de estar fazendo muita falta para quem utiliza a estrada com frequência, causa um enorme transtorno para os desavisados, pois acessar a MG-122 pela BR-251 se tornou uma manobra arriscada e muito perigosa. A conversão em faixa contínua, que seria uma infração gravíssima, tem sido algo “normal” para quem precisa utilizar o acesso, uma vez que os usuários da via não têm opção desde a interdição e falta de manutenção da via de acesso, que devido a erosão pluvial das encostas, ocasionou um deslizamento de terra, tornando o viaduto inutilizável, por oferecer riscos a quem passar pelo local.
O trecho que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT, é o principal acesso e ligação do Norte de Minas com importantes regiões do estado, como a Serra Geral, Projeto Jaíba, dentre outras, além de ser a principal convergência entre as regiões Nordeste e Sudeste do país, sendo também um importante eixo rodoviário para o desenvolvimento econômico regional e nacional, por passar toda a produção de alimentos, produtos, insumos, além de ser uma grande malha turística que aquece a economia em diversos setores da região.
Sem o acesso ao viaduto, os motoristas que precisam utilizar a via, se veem obrigados a fazer uma manobra arriscada, com pouca visibilidade, sem qualquer sinalização, o que oferece ainda um alto risco de colisão com os veículos que vêm no sentido de Francisco Sá e Bahia a Montes Claros e outros acessos como Belo horizonte, e demais cidades da região Sudeste do país, o que gera um alto fluxo de veículos diuturnamente, aumentando ainda mais o perigo no local, causando um transtorno que poderia ser evitado com o reparo da via, que no entanto, já se encontra nessa mesma situação por aproximadamente 6 meses. Para o Sr. Genivaldo Lima Paz, que é motorista profissional e prestador de serviço de uma importante indústria no município de Capitão Enéas e que precisa utilizar o trecho com frequência, disse que a situação da via já se tornou inaceitável “um risco imenso para nós caminhoneiros que precisamos ainda colocar em risco também a integridade de outras pessoas que também utilizam a via para fazer a conversão, pois muitas vezes, devido ao intenso fluxo de caminhões e carretas, se torna inviável realizar a conversão no posto de combustíveis mais próximo e acabamos ficando sem alternativa, uma vez que a via não possui retorno ou acostamento”, destacou o Genivaldo.
Somente o Município de Capitão Enéas, abriga cerca de 02 grandes e importantes indústrias o que gera um intenso fluxo de caminhões e carretas na região, que tem sido prejudicada. Além do viaduto, outras importantes vias na região também se encontram em situação de calamidade, como a MGC-401 que dá acesso a cidade de Jaíba, que abriga um dos maiores projetos de plantio por irrigação da América Latina, também alvo de críticas e protestos por parte de seus usuários, pois, após o período de chuvas, sofreu uma grave depreciação que vem causando inúmeros danos, o que para os motoristas e principalmente os caminhoneiros, seja algo inaceitável, pois com os constantes aumentos de combustíveis, que encarecem o valor dos fretes, as estradas sem manutenção se tornaram um problema a mais, que poderia ser evitado.