Vai começar! 8ª edição da Copa José Maria Melo inicia neste sábado e terá retorno da torcida

Após dois anos sem receber público, o palco da Copa José Maria Melo, o campo do Cassimiro, contará com a presença dos torcedores nas arquibancadas. Neste sábado (9), a 8ª edição começa em Montes Claros com a partida entre a Seleção da Copa, atletas que integram equipes inscritas e indicados pelos treinadores, e o Atlético-MG, às 16h30, em duelo pela categoria sub-13.

O intuito do torneio é promover a integração social e desportiva entre jovens atletas de das cidades norte-mineiras e incentivá-los a acreditar no esporte como transformador de vidas. Em 2022, a tradicional competição terá participação de times nas categorias sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 (masculino) e feminino. A novidade é o teste do sub-9 e uma categoria intermediária de escolinhas para atletas com idades entre 11, 12, 13 e 14 anos que não tenham oportunidade de estar em um elenco.

Para o organizador, Marlon Araújo, o Norte de Minas é um celeiro de atletas e, além do lado social ao inserir a garotada no ambiente esportivo, a ideia é possibilitar a vivência de práticas semelhantes às realizadas no profissional.

“A copa é um dos momentos mais importantes para o esporte de Montes Claros e região. Conseguimos atingir 15 cidades do interior, dando oportunidade aos jovens, adolescentes e crianças de participarem de uma grande competição e de proporcionar grandes jogos de futebol. É a possibilidade deles jogarem em um estádio, onde muitos ainda não tiveram a oportunidade, além de serem vistos por pessoas que compõem grandes clubes brasileiros, como Atlético e Cruzeiro, e quem têm interesse em encontrar novos talentos”, destacou.

Além da cidade de Montes Claros, Projeto Jaíba, Ponto Chique, Bocaiuva, Janaúba, Japonvar Lontra, Pedra de Maria da Cruz, Francisco Sá, Pirapora, Jaíba, Brasília de Minas, São João das Missões, Olhos D’água terão representantes. Ao todo, 55 equipes se inscreveram para o torneio, segundo a organização.

RETORNO DO TORCEDOR

Os fãs de futebol e que marcam presença nas arquibancadas podem comemorar. Neste ano, os torcedores estarão de volta para acompanhar de perto os confrontos após hiato em função da pandemia da Covid-19.

Davi Correa da Silva é empresário e garante que estará presente no jogo de abertura deste sábado. Segundo ele, os anos de pandemia, no geral, mas para quem gosta do esporte foram difíceis, e a volta fará bem para a interação da população.

“O retorno da competição e da torcida é muito importante. É a chance de tirar as crianças da rua, tirar a família de casa para poder assistir novamente uma partida e interagir também. É poder voltar aquela vida antes de torcer e voltar ao estádio. Temos que valorizar este momentos agora para frente. Com certeza, amanhã, teremos casa cheia”, afirmou.

Marlon segue a mesma tônica e espera comemorar ao lado dos espectadores. “Vemos o público como parte do jogo, traz emoção para a partida e faz com que fique ainda mais emocionante. Tivemos dois anos com muita luta e com os portões fechados, mas com a graça de Deus vamos vivenciar a presença deles de novo. Será um momento muito importante para todos nós”, finalizou.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.