A Cemig SIM – subsidiária integral da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), criada em 2019 para atuar em geração distribuída e outras soluções inovadoras no setor de energia, passa a atender as unidades da rede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Minas Gerais, o que vai gerar uma economia da ordem de R$ 80 mil anualmente para as instituições que já aderiram ao produto.
A geração de energia solar pela Cemig SIM, além da economia proporcionada na conta de energia elétrica, contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e do próprio sistema elétrico, uma vez que é fonte energética limpa e renovável.
A Apae, que é uma organização social sem fins lucrativos que oferece serviços de apoio e atendimento com o intuito de promover atenção integral às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como suas famílias, vai agora poder utilizar os recursos gerados na economia na fatura de energia para outros fins, em benefício dos alunos e assistidos pela instituição.
Segundo Danilo Gusmão Araújo, presidente da Cemig SIM, a chegada da Associação à carteira de clientes da empresa é motivo de satisfação e orgulho, tanto pela importância histórica que a organização representa para Minas Gerais quanto pela oportunidade que a Cemig SIM tem de contribuir para a sustentabilidade da Apae. “A partir de agora, 32 unidades da rede irão fazer uso da fonte solar, o que irá gerar uma redução substancial de recursos que poderão ser investidos em outras necessidades da entidade. Será um ganho importante para eles, que poderão utilizar os recursos economizados em melhorias nas unidades, em mais conforto para os alunos e outros benefícios que julgarem melhor. E para nós, além de um novo cliente, ganhamos um parceiro relevante no crescimento da geração solar, que é uma opção segura e sustentável de produção de energia, e que cresce cada vez mais no Brasil”, afirma o executivo.
As unidades Apae atendidas pela Cemig SIM estão situadas em diversas cidades mineiras, como Borda da Mata, Cachoeira de Minas, Caxambu, Conceição da Aparecida, Congonhas, Divinópolis, Dores do Indaiá, Esmeraldas, Formiga, Frutal, Guaranésia, Ipuiúna, Itapagipe, Janaúba, Juiz de Fora, Mateus Leme, Ouro Preto, Ponte Nova, Tupaciguara, Vazante e Viçosa.
Economia e sustentabilidade
Encontrar fontes alternativas e renováveis para a geração de energia é um dos compromissos da Cemig com Minas Gerais e seus 9 milhões de clientes. A companhia considera necessário haver uma diversificação da matriz energética nacional, que atenda às exigências ambientais e supra as necessidades energéticas da população. Em 2022, a Cemig SIM irá investir R$ 310 milhões nos segmentos comercial e industrial, e aumentar ainda mais a operação no segmento residencial.
Para Danilo Gusmão, inovação e cooperação estão entre os pilares da empresa. “Trabalhamos com o propósito de revolucionar o setor de energia e ficamos felizes em proporcionar economia por meio de uma fonte de energia limpa e renovável para nossos clientes, especialmente quando o cliente tem um histórico tão importante na luta pela defesa dos direitos e na promoção do bem-estar e do desenvolvimento das pessoas com deficiência”, finaliza o presidente.
[Com informações de Agência Minas]