Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (5), a Instrução Normativa que prorroga para 31 de maio de 2022 o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas. O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração.
As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.
Destinação do IR que faz a diferença
Milhões de brasileiros declaram Imposto de Renda (IR) todos os anos, mas o que poucos sabem é que, ao invés de deixar todo o valor com o governo, podem escolher destinar 3% para ajudar instituições de apoio a crianças e adolescentes, como a Fundação Sara, sem nenhum custo para o declarante.
A iniciativa, que é amparada pela Lei Federal 8.069/90, permite a destinação por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. As destinações realizadas são geridas pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público Estadual.
Em 2021, com os recursos provenientes do Imposto de Renda, a Fundação Sara investiu cerca de 200 mil reais em exames, 50 mil reais em medicamentos e mais de 20 mil reais em cateteres. Além do acompanhamento do tratamento do câncer, os recursos também foram responsáveis por custear toda a equipe multidisciplinar assistencial, como a psicóloga, a assistente social, a nutricionista e a pedagoga.
Nada disso seria possível sem as pessoas que destinam 3% de seu IR para instituições vinculadas ao FIA. De acordo com a Receita Federal, em 2021, Montes Claros recebeu de destinação para os fundos municipais o valor de R$ 1.103.675,42, um ótimo resultado, mas esse valor poderia ter sido 83% maior, comparado com o potencial existente na região, que é de 6,5 milhões.
A meta deste ano é incentivar cada cidadão, mesmo que não declare IR, a mobilizar mais pessoas para que o movimento seja fortalecido. “É uma iniciativa muito fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração e sem nenhum custo para o declarante, ou seja, você consegue ajudar centenas de crianças sem tirar nada do bolso”, explica a superintendente executiva da Fundação Sara, Silvana Amorim.
Para informações detalhadas sobre como destinar 3% do seu Imposto de Renda, acesse fundacaosara.org.br/IR e contribua.
Sobre a Fundação Sara
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já são quase 1.400 famílias amparadas.
Em 2018 e 2020 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Para saber mais sobre o trabalho da instituição acesse www.fundacaosara.org.br.