Um homem, de 36 anos, com autismo, foi covardemente agredido por quatro pessoas, no último domingo (3), no bairro JK, em Montes Claros. Seu vizinho, de 51 anos, que tentou defendê-lo, também foi vítima da violência. O fato aconteceu um dia após o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado no sábado, 2 de abril.
Segundo informações da PM, Leonardo Dias Diniz relatou aos militares que ele deparou com os autores agredindo seu vizinho, Marcos Vinícius, com socos e chutes. Foi quando resolveu intervir, pedindo para eles pararem de bater na vítima, pois ela era portadora de Transtorno do Espectro do Autismo e não fazia mal a ninguém.
Foi quando Leonardo também começou a ser atacado, da mesma forma que seu vizinho. Um dos agressores, posteriormente identificado, se apossou do veículo de Leonardo, realizou manobras perigosas pelo bairro e ainda depredou o automóvel, jogando pedras contra ele.
Com a chegada dos policiais, os autores fugiram. Uma mulher, de 20 anos, que foi reconhecida como uma das criminosas foi presa e encaminhada para a Delegacia de Plantão. Outro suspeito, de 22, foi reconhecido e qualificado no BO, mas não foi preso.
Leonardo, que foi encaminhado para um Hospital, sofreu escoriações no rosto, pescoço e cabeça. Já a irmã de Marcos Vinícius, sua representante legal, não aceitou atendimento médico para seu parente e relatou que ela mesma procuraria por conta própria.
Já os outros dois autores ainda não foram localizados e não se sabe, até o momento, o que teria motivado as agressões.