ANDA promove palestra pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo neste sábado (2)

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo será comemorado neste sábado (2) e tem o intuito de informar à população e reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas afetadas pelo transtorno. Para celebrar a data, a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA), organização que atende dezenas de famílias em Montes Claros e região, realizará um evento gratuito e isento de inscrição em um shopping da cidade, localizado na Avenida Donato Quintino, número 90 – Bairro Cidade Nova.

A abertura terá início às 18h, com a banda do Exército e, em seguida, acontece uma palestra, às 19h, com a Doutora Andreia Cristiny, que discorrerá sobre o Diagnóstico Precoce Neuropediatra. A presidente e uma das fundadoras da associação, Vanda Dias Amaral, reforça a importância de se falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O evento é aberto ao público e buscamos trazer informações, pois alguns especialistas têm dúvidas na hora de dar o diagnóstico, e as pessoas também têm. É um dia pra gente enfatizar e conscientizar a população. Pretendemos fazer ainda mais a inclusão desse pessoal e diminuir o preconceito que ainda existe”, ressaltou.

Segundo o Ministério da Saúde, o autismo é determinado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Porém, com terapias apropriadas em cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar a relação com o próximo.

ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

A Anda atende, hoje, centenas de famílias carentes da cidade, e o custeio para o tratamento possui valores altos. Por isso, a instituição precisa arrecadar doações para o dia a dia dos assistidos. Em números, são cerca de 600 cadastradas, com 100 delas recebendo atendimentos.

“Uma das nossas maiores dificuldades é a falta de recursos para pagar as contas da Anda e manter os funcionários. Temos uma equipe de oito voluntários, alguns acadêmicos e estagiários. Nessa pandemia, tivemos muita dificuldade para manter a instituição aberta.Vivemos de doações e eventos que promovemos. Ficamos praticamente dois anos sem fazê-los. Agora, voltamos a fazer bazar e minicursos. Dependemos da sociedade para nos ajudar e conhecer a nossa causa”, enfatizou Vanda.

Dentre os públicos-alvos estão crianças de até 11 anos, adolescentes de até 17, jovens até 35 anos e adultos de até 59, com área de atuação na garantia do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; na proteção à vida e à saúde.

SOBRE A ANDA

A ANDA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em junho de 2009, por familiares de crianças e adolescentes diagnosticados com o TEA em Montes Claros e no Norte de Minas.

O objetivo é promover os direitos, oferecer assistência à saúde, à educação, social, cultural, lazer e a integração aos seus associados. A iniciativa é também divulgar informações a respeito do autismo, visando a inserção deles na sociedade.

Em quase 13 anos de fundação, no início, as reuniões da Anda eram realizadas nas casas das famílias. Em seguida, remanejaram para espaços cedidos, sendo escolas e igrejas.

Hoje, a sede própria está localizada na Rua Rodrigo Costa, número 321 – Bairro Canelas. Os serviços são prestados por voluntários por meio de parcerias com faculdades de ensino da região, onde são realizados atendimentos gratuitos nas áreas de integração sensorial, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neurologia, bem como dinâmicas em grupos.

A entidade se preocupa com a sustentabilidade e intensifica ações na captação de recursos ao promover palestras em empresas privadas, instituições públicas e ao conscientizar os funcionários da importância em ajudar a causa.

As doações e ajuda na manutenção da associação podem ser feitas via depósito (Banco do Brasil Agência: 0104-X Conta: 113.920-7) ou pelo PIX: 10.905.455.0001-00. Informações podem ser adquiridas através do telefone (38) 9 8851-1412.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.