Webterra participa da Caravana da Imprensa que abre a edição do Comida di Buteco em Montes Claros

Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam e sorrisos simplesmente acontecem. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o buteco… Ahh meus amigos, o buteco sempre vive!

Foto: Mário Aquino Neto/Wesley Gonçalves.

E neste sentido, 12 jornalistas de Montes Claros foram convidados a conhecer e experimentar os petiscos de três, dos 16 bares que estão na disputa do melhor buteco da cidade. A Caravana do Comida di Buteco com a Imprensa aconteceu na noite dessa terça-feira (29). O repórter Jonas Martins, do Webterra, foi o representante do Portal.

“É a primeira vez que participo da caravana. O que mais me cativou foi a criatividade dos participantes, em misturar sabores e também toda a história que existe por trás de cada prato concorrente. Foi uma experiência muito feliz, e, com certeza, irei indicar os bares participantes para muitas pessoas, pois o que é bom merece ser divulgado”, disse o jornalista.

Já o publicitário e proprietário de um site de eventos, Gutemberg Brilhante, explica a experiência vivida mais uma vez, na Caravana da Imprensa. “A experiência em participar da Caravana da Imprensa e visitar os bares participantes do Comida di Buteco é única. Além de encontrar os colegas de profissão, temos a oportunidade de experimentar em primeira mão os deliciosos petisco dos butecos participantes. Rolou muita resenha, confraternização, excelente comida e aquela cerveja geladinha. Estou na expectativa do início do concurso, pois quero conhecer os demais 13 butecos participantes”, ponderou.

Em 2022, o concurso começará no dia 08 de abril e irá até o dia 01 de maio.

Retomada

A Caravana da Imprensa voltou a acontecer depois de dois anos, devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A partida aconteceu em frente ao Dubai Suítes e percorreu butecos em diferentes pontos da cidade.

“Em 2022, o Concurso Comida di Buteco retoma o seu formato original, sendo presencial depois de ter sido adiado em 2020, e em 2021, ter acontecido de forma híbrida com foco no delivery devido às restrições e cuidados com a pandemia da Covid-19. Esperamos o público para visitar os butecos, experimentar os petiscos e votar”, enfatizou a coordenadora do concurso em Minas, Ana Carolina Mayrink.

O primeiro a receber a Caravana foi o atual campeão e três vezes campeão do concurso, o Thom Bar. Com o petisco: “Aylla: do Luar ao Bar, o Amor Veio Representar”, Thonnely Mendes (Thom) explica que o prato foi uma homenagem à filha de 1 ano e seis meses, devido ao significado do seu nome.

Foto: Mário Aquino Neto/Wesley Gonçalves.

“Luz da lua, luz do luar, é o significado do nome da minha filha. Então, resolvi dar o nome ao petisco que vai polpeta de mix de carnes, recheada de presunto, muçarela e catupiry à moda da casa, ao molho sugo especial, sobre nuvem de algodão-doce temperado com pimenta e estrelinhas de pão sírio com patê tropical”, explicou.

O segundo boteco da noite foi o estreante Lopes Bistrô, localizado no bairro Edgar Pereira. O empresário Thiago Lopes explicou que o petisco “Sinhá Zefa” é uma referência à sua infância e as tias, avós, mulheres fortes e que sempre cozinharam muito bem. “O prato é escalope bovino grelhado ao alho. Acompanha queijo Minas empanado, purê de queijo, geleia de pimenta, pão ciabatta da casa e vinagrete com manjericão e cebola roxa”, explica.

Foto: Mário Aquino Neto/Wesley Gonçalves.

O terceiro e último buteco a ser visitado pela Caravana da Imprensa foi o War Pigs Rock Bar, localizado no bairro Santa Maria. Também novidade no CdB, a empresária Rosângela Alves da Silveira apresentou o petisco “Maravilhosas Batatas War Pigs”, cujo objetivo  é dar sustância às pessoas que chegam ao bar depois de uma dia cansativo no trabalho. “Pensamos muito e depois de várias idas e vindas, decidimos por fazer um prato forte e que pudesse reanimar as pessoas. Por isso, investimos em batata bolina com bastante alho, cheddar e bacon, acompanhado de geleinha picante de goiabada e molho de mostarda e mel”, definiu Rosângela.

Foto: Mário Aquino Neto/Wesley Gonçalves.

História

Sempre com a missão de “Transformar Vidas através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa”, o CdB está na sua 22ª edição no país com presença em 21 circuitos e em mais de 40 municípios e quase 800 butecos participantes. Em Montes claros, essa é a 15ª edição e que conta com a participação de 16 butecos.

Das 22 edições do concurso no Brasil e 15ª em Montes Claros, a cidade consagrou 10 vencedores diferentes. Thom Bar, em três edições (2021, 2014 e 2012); Carrancas (2019); Estação 23 (2018), Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo, por três vezes (2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

O Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais butecos para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade: serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de cada vez mais butecos; os petiscos participantes 2022 terão um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil. E em 2022 o tema é livre. Os cozinheiros e cozinheiras de todos os butecos poderão usar sua criatividade sem limites para os petiscos concorrentes.

O CdB nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e  hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também  o Melhor Buteco do Brasil. Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:

  • 480 butecos participantes;
  • 400.000 votos;
  • 2.500.000 petiscos vendidos;
  • 4.500 empregos diretos gerados
  • 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
  • 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

Mecânica 

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os  butecos  pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de Julho.