Cerca de 70 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais deixariam o Brasil se pudessem, segundo um levantamento realizado pelo Datafolha.
A pesquisa, realizada em todo o país, apontou que 43% da população adulta manifestou desejo de sair do Brasil. Entre os que têm de 16 a 24 anos, a porcentagem vai a 62%.
Por que tanta insatisfação?
Não precisa ir longe para responder a esse questionamento.
Porque a pessoa montou um negócio e não deu certo. Porque plantou uma roça e não conseguiu colher, quando colheu não conseguiu vender, quando vendeu não conseguiu pagar as despesas.
Porque acompanharam o pai e a mãe trabalharem e nunca conseguiram se estruturarem, porque a labuta não foi o suficiente para superar as dificuldades. Porque viram o pai e mãe passar privações diversas, inclusive na alimentação.
Porque viram, por várias vezes, os pais chorarem porque cortou a água, porque cortou a luz. Porque foi despejado juntamente com a família, por não ter condições de pagar o aluguel.
Sobre os destinos, Estados Unidos é o mais citado, com 14%, e Portugal fica em segundo lugar, com 8%. Aparecem também Canadá (3%), França, Espanha, Inglaterra (2%, cada), Itália, Suíça, Japão, Austrália e Alemanha (1%, cada). Estados Unidos é lembrado principalmente pelo mais jovens, enquanto Portugal se destaca entre os mais escolarizados e mais ricos.
Porque não estão enxergam perspectivas…porque imaginam que não conseguirão realizar o seu sonho morando aqui no Brasil. Porque perderam a esperança.
NOTE QUE. A PESQUISA DIZ: SE PUDESSEM, QUER DIZER QUE, NEM A VONTADE DE IR EM BUSCA DE MELHORAR DE VIDA, MAIORIA DO BRASILEIRO TEM CONDIÇÕES.
Pesquisa realizada pelo instituto DATAFOLHA